Topo

Carioca - 2019

Fla fecha 1ª fase como líder e Joel Santana critica regra por falta de vantagens

Joel Santana criticou o regulamento do Carioca, mas disse que o respeitará - Fernando Maia/UOL
Joel Santana criticou o regulamento do Carioca, mas disse que o respeitará Imagem: Fernando Maia/UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro

15/04/2012 19h57

O Flamengo foi a melhor equipe na primeira fase do Estadual do Rio. Após ratificar o status com a vitória por 3 a 1 sobre o Americano, o técnico Joel Santana criticou o fato do clube não ter nenhuma vantagem no mata-mata. Com o triunfo deste domingo no Engenhão, o time rubro-negro somou 36 pontos em 15 jogos e agora enfrenta o Vasco na semifinal da Taça Rio.

“Você disputa dois turnos, é o melhor de todo o campeonato e não recebe nada em troca disso. O Fluminense fez 20 e poucos pontos [26 na somatória] e termina dez pontos atrás da gente. Não estou desvalorizando. É o regulamento. Uma equipe que consegue desfrutar de números de pontos que conseguimos, deveria levar algum tipo de vantagem na final. Qual o tipo? Não sei. Você é o melhor por dois meses e pode perder o campeonato em uma semana. O regulamento é esse e vamos respeitar até o final”, disse Joel Santana à Radio Globo.

O regulamento do Estadual do Rio divide a competição em dois turnos: Taça Guanabara e Taça Rio. O vencedor de cada torneio disputa o título carioca. Em cada uma das disputas, as equipes são divididas em dois grupos, em fase de pontos corridos.

E na somatória dos turnos, o Flamengo foi a melhor equipe com 36 pontos. Sem qualquer vantagem pela liderança geral, o time da Gávea enfrenta o Vasco na semifinal da Taça Rio. Em caso de empate, a partida é decidida nos pênaltis. O campeão disputará o título estadual contra o Fluminense – vencedor da Taça Guanabara e que ficou de fora do mata-mata do segundo turno.