Topo

Carioca - 2019

'Desligado', Vasco sofre com gols precoces e paga conta em final contra Botafogo

Loco Abreu aproveitou vacilo vascaíno, marcou aos 2min e decidiu a Taça Rio - Júlio César Guimarães/UOL
Loco Abreu aproveitou vacilo vascaíno, marcou aos 2min e decidiu a Taça Rio Imagem: Júlio César Guimarães/UOL

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/04/2012 06h00

O Vasco tem apresentado, ao longo de 2012, uma característica nada agradável. O time entra em campo ‘desligado’ e sofre com os gols precoces marcados pelos adversários. Na temporada, a equipe de São Januário entrou em campo em 25 oportunidades, sendo vazado ainda no início em seis delas. Entretanto, o Gigante da Colina minimizava a situação e conseguiu a virada em quatro partidas, o que não aconteceu na final da Taça Rio, contra o Botafogo, no Engenhão.

Após repetir os mesmos erros, o time pagou a conta contra o Glorioso e justamente na decisão do segundo turno do Campeonato Carioca, sendo eliminado da competição. O técnico Cristóvão Borges lamentou a situação e apontou a velocidade do Botafogo como motivo para o time não conseguir reverter o placar adverso.

CONFIRA OS 'APAGÕES' DO VASCO NO ANO

DIAJOGOGOL
20/013 x 1 D. CaxiasGilcimar - 2min do 2ºT
08/021 x 2 Nacional-URUSanchez - 1min do 2ºT
12/022 x 1 FluminenseT. Neves - 7min do 1ºT
22/022 x 1 FlamengoV. Love - 2min do 1ºT
22/043 x 2 FlamenhoV. Love - 2min do 1ºT
29/041 x 3 BotafogoLoco - 2min do 1ºT

"Nas outras partidas também levamos gol no início. São jogos equilibrados, muito duros. Isso dificulta mais ainda. O Botafogo tem jogadores rápidos na frente, que sabem jogar explorando o contra-ataque", disse.

Cristóvão Borges revelou que utilizou como exemplo o duelo contra o Flamengo, pela semifinal da Taça Rio. Na partida, o rubro-negro abriu o placar com Vagner Love logo aos 2min, mas o Vasco se recuperou e virou o jogo. O comandante, no entanto, pediu atenção na preleção para que esse timo de erro não voltasse a acontecer.

Mas o alerta não surtiu efeito. O Alvinegro abriu o placar aos 4min, com Loco Abreu, e venceu por 3 a 1. “Depois que levamos esses gols temos que apertar, ir para cima. Como tem equilíbrio, você fica mais vulnerável. Em alguns jogos conseguimos reverter a situação, mas neste domingo não. O Botafogo joga bem dessa forma e explorou bem os contra-ataques com os meias de muita velocidade”, justificou.

O Vasco volta a campo nesta quarta-feira, às 21h50, quando enfrentará o Lanús-ARG, em São Januário, pelas oitavas de final da Libertadores. Em mais uma ‘decisão’, a imensa torcida cruzmaltina espera que a equipe entre ligada desde o primeiro minuto da partida.