Topo

Carioca - 2019

Gandula musa, pipas, 'pode to be' e queda no fosso ofuscam futebol no Carioca

Fernanda Maia, famosa gandula do Engenhão, trabalhou na 1ª final do Estadual do Rio - Fernando Maia/UOL
Fernanda Maia, famosa gandula do Engenhão, trabalhou na 1ª final do Estadual do Rio Imagem: Fernando Maia/UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/05/2012 14h02

O Campeonato Carioca deste ano – conquistado pelo Fluminense no domingo – foi rico em histórias. Entretanto, as curiosidades fora dos gramados ofuscaram o futebol e as estrelas do time campeão, do Botafogo, do Flamengo e do Vasco. A principal personagem do Estadual foi Fernanda Maia. A gandula botafoguense foi decisiva em jogada que abriu o caminho para o título alvinegro no segundo turno e esteve atenta às oportunidades para ficar famosa após o episódio.

O amadorismo da competição, com direito a pipas em péssimos gramados de Moça Bonita e de Conselheiro Galvão, foram destaque negativo. Nessa mesma linha, o público ruim de alguns jogos também chamou atenção e gerou críticas. Por outro lado, teve torcedor tão empolgado que caiu no fosso do Engenhão durante comemoração de gol.

Dentro de campo, espaço para as falhas do Vasco nas finais da Taça Guanabara e da Taça Rio. Por falar em erros, o gol perdido por Deivid em clássico contra o rival Vasco marcou a campanha decepcionante do Flamengo no Carioca. Alvo de piadas do CQC após a queda rubro-negra na Taça Rio, Joel Santana e o seu bordão ‘pode to be’ viraram protagonistas. A seguir, veja os principais destaques do Estadual do Rio:

GANDULA MUSA APROVEITA FAMA REPENTINA

  • Divulgação/Santos FC

    Torcedora do Botafogo, Fernanda Maia ficou famosa ao fazer uma reposição rápida para Maicosuel em lance que resultou em gol de Loco Abreu no início da final da Taça Rio, contra o Vasco. A bela gandula rapidamente se transformou em celebridade e apareceu em jornais, revistas e programas de televisão. À vontade com a fama, ela recebeu convite para ser Panicat e protagonizou rumores de chance de fazer ensaio para revista masculina. Após o assédio, foi 'blindada' pelos cartolas cariocas.

PIPAS E GRAMADO RUIM IRRITAM ABEL BRAGA

  • Divulgação/Santos FC

    Abel Braga se revoltou com a péssima estrutura do Estádio Moça Bonita, palco da vitória do Fluminense por 2 a 0 sobre o Bonsucesso, em março. Além do gramado ruim, o treinador ficou irritado com as pipas que caíram no campo durante o jogo. No mês seguinte, em vitória por 2 a 1 sobre o Madureira em Conselheiro Galvão, o Flu passou pelos mesmos problemas.

TORCEDOR EMPOLGADO CAI NO FOSSO

  • Divulgação/Santos FC

    Após o 1º gol do Fluminense na vitória por 3 a 1 sobre o Vasco, em jogo que definiu campeão da Taça Guanabara, um torcedor deu susto no Engenhão. Francisco de Assis Vilar de Freitas, 53 anos, perdeu o equilíbrio na comemoração após pênalti marcado por Fred e caiu no fosso. O atendimento ao tricolor foi rápido, mas errado. Os Bombeiros confirmaram a falha e se defenderam, com a explicação de  que o primeiro contato com Francisco foi feito pelos maqueiros do Engenhão. O Botafogo rebateu.

JOEL MANDA PRENDER APÓS PIADA COM 'PODE TO BE'

  • Divulgação/Santos FC

    Após a derrota por 3 a 2 para o Vasco e a eliminação na Taça Rio, Joel Santana encarou os jornalistas em coletiva no Engenhão. Porém, o técnico do Flamengo não esperava encontrar o repórter Ronald Rios, do CQC. O humorista fez uma piada sobre Ronaldinho Gaúcho e uma propaganda de TV em que o técnico fala inglês e causou uma grande confusão. Joel reagiu e, nervoso, mandou prender Ronald por causa da piada após a queda do Fla no Estadual.

PÚBLICO DECEPCIONA EM EDIÇÃO DO ESTADUAL

  • Divulgação/Santos FC

    O fracasso de público no Estadual foi tamanho que os presidentes do quatro grandes clubes se uniram para pensar em mudanças. A ideia dos cartolas era apresentar proposta à Federação para diminuir o número de times participantes, que atualmente são 16. Reuniões foram feitas, mas o plano foi ironizado pelos clubes menores do Rio de Janeiro.

VASCO FICA COM DOIS VICES NO ESTADUAL

  • Divulgação/Santos FC

    A temporada 2012 para o Vasco não foi boa no Carioca. Apesar da boa campanha nos turnos, o time falhou nas finais. Na Taça Guanabara, o Flu derrotou Vasco. Na Taça Rio, o Botafogo foi algoz. Os resultados viraram piadas.

DEIVID PERDE GOL E É APLAUDIDO POR VASCAÍNOS

  • Divulgação/Santos FC

    O gol perdido de forma incrível por Deivid, na semifinal da Taça Guanabara, marcou a vitória do Vasco por 2 a 1 sobre o Flamengo. O triunfo ficou em segundo plano: até os torcedores cruzmaltinos aplaudiram o atacante adversário durante o duelo. Aos 35 minutos do 1º tempo, o camisa 9 recebeu a bola de Léo Moura e, dentro da pequena área e sem marcação, errou a finalização. O chute bateu na trave. Após o lance bizarro, Deivid passou a ser questionado e virou coadjuvante no clube.