Topo

Carioca - 2019

Globo muda grade, tira Botafogo da TV aberta no 1º turno e gera revolta em cartola

Nem mesmo com Seedorf o Botafogo teve jogo transmitido em TV aberta em 2013 - Fernando Soutello/Agif
Nem mesmo com Seedorf o Botafogo teve jogo transmitido em TV aberta em 2013 Imagem: Fernando Soutello/Agif

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/02/2013 06h07

A rodada deste fim de semana será a última da fase classificatória da Taça Guanabara. Em nenhum dos oitos jogos, o Botafogo teve sua partida transmitida pela Globo em TV aberta, enquanto que os rivais cariocas não sofrem do mesmo problema. Vasco e Flamengo lideram com três aparições, enquanto o Fluminense teve duas. A medida gerou revolta no diretor executivo Sérgio Landau, que cobra a emissora por uma mudança no planejamento para a Taça Rio.

O dirigente fez questão de exaltar a boa relação do Botafogo com a TV Globo, mas utilizou de duras palavras para exigir que o Botafogo tivesse suas partidas transmitidas na TV aberta. Segundo Landau, o canal precisa se posicionar sobre a situação ou liberar o Alvinegro para negociar com outras emissoras. 

“Estamos demandando que seja mudado. Não existe contrato. Eles têm o direito a transmissão, mas não a obrigação. Se não querem transmitir os nossos jogos, que liberem o Botafogo para fazer contrato com outras emissoras. Contratamos o Seedorf e mexemos com o Rio, mas tratam o Botafogo como time de segunda categoria”, disse ao UOL Esporte.

Entretanto, o dirigente mudou o tom e disse que Botafogo e TV Globo estão em contato para que a história seja diferente na Taça Rio. Sérgio Landau disse que o jogo do Alvinegro contra o Resende seria transmitido, mas que a emissora teria trocado por Flamengo x Friburguense por conta de audiência. A informação também foi dada pela revista Veja, que apontou a minissérie “José do Egito” como possível ameaça à liderança no horário.

PLANO DE SÓCIOS SOFRE COM FALTA DE RESULTADOS E TRAVA APÓS SEEDORF

  • O Botafogo convive com o Engenhão vazio e uma das saídas para mudar esse panorama é fortalecer o programa de sócios-torcedores. A contratação de Seedorf gerou um alvoroço em 4 mil alvinegros, que em menos de uma semana aderiram ao plano – passou de 8 mil adesões para 12 mil. Porém, a falta de resultados positivos fez com que esse ‘boom’ não se mantivesse por muito tempo e, agora, o clube conta com 15 mil adeptos.

“Estamos fazendo contato com a Globo para reverter essa situação. Eles tinham uma programação de transmissões e, em função, de audiência eles tiveram que reverter e tiraram o jogo do Botafogo. Foi uma necessidade interna de reverter a audiência em um de seus programas. Nos sentimos enormemente prejudicados com isso e queremos mudanças”, afirmou.

A primeira transmissão de um jogo do Botafogo em TV aberta na temporada poderá ocorrer nas semifinais da Taça Guanabara, caso o Alvinegro se classifique para a próxima fase. A definição da tabela depende dos interesses da emissora e existe a possibilidade de o Glorioso jogar no sábado – apenas em canal pago. Procurada pelo UOL Esporte, a Globo não comentou o assunto.