Topo

Carioca - 2019

Internautas do UOL pedem liberdade e aprovam peixe na cabeça de Jefferson

Desenho de peixe de Jefferson chamou atenção durante vitória do Botafogo sobre o Fla - Júlio César Guimarães/UOL
Desenho de peixe de Jefferson chamou atenção durante vitória do Botafogo sobre o Fla Imagem: Júlio César Guimarães/UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/03/2013 10h10

O desenho de um peixe na cabeça do goleiro Jefferson durante a semifinal da Taça Guanabara chamou a atenção do TJD-RJ (Tribunal de Justiça Desportiva), que planeja investigar o caso para definir se cabe uma punição ao jogador. O símbolo cristão do botafoguense configura desrespeito às regras da Fifa, que não permitem a divulgação de qualquer mensagem religiosa dentro de campo pelos atletas. Em sua maioria, os internautas do UOL que comentaram sobre a polêmica pedem liberdade de expressão ao jogador.

O Tribunal quer apurar de forma mais profunda o desenho levado por Jefferson a campo, na vitória por 2 a 0 do Botafogo em clássico com o Flamengo pelo primeiro turno do Campeonato Carioca. “Se houver alguma ofensa à regra, vamos fazer a denúncia. Vamos pesquisar e não descarto [punição]”, destacou José Teixeira Fernandes, presidente do TJD-RJ.

Concorda ou não com as opiniões a respeito de manifestações religiosas dentro de campo? Deixe seu comentário abaixo:

INTERNAUTAS DO UOL COMENTAM SOBRE DESENHO NA CABEÇA DE JEFFERSON

Estrela Solitária sempre - Creio que a liberdade de expressão deve existir, assim como quem a exercer deve assumir as respecitvas consequências, se houver ofensa a outrem. No caso em questão, não vejo ofensa a ninguem, pois apenas homenageou a sua crença e, portanto, não há motivos para punição.
Nihawi - Então temos q proibir q todo jogador faça o sinal da cruz depois de um lance, pra não ofender o adversario ou crença do outro. Proibir jogadores orarem antes das partidas (marcos do palmeiras fazia muito isso), jogadores tirarem imagens de santos de tras dos Gols, punir zagallo q estava com a imagem de um santo na semi da copa da frança. certo? Errado, precisamos aprender a respeitar, Jeferson é evangelico e por um corte de cabelo pode ser punido, mas e os outros que ja fizeram atos religiosos nos campo. RESPEITEM O RAPAZ.
Carlos Peixoto - Absurdo,tantos cortes de cabelos majestosos e estúpidos,por que não aceitar um corte que simplesmente diga que ele é cristão???? Não é caso de intolerância religiosa??
PP51 - Deixem o cara em paz. Não está fazendo nada de mal. Tinham que se preocupar ocm a violência das torcidas organizadas, com a corrupção no futebol, etc., não com as preferências religiosas dos jogadores.
Rodolfo Peréa - Certo... Então nenhum jogador pode mais ter uma cruz tatuada, levantar as mãos pro céu ou ajoelhar quando marcar um gol? Regrinha bem ridícula... usar algo que represente sua fé não agride a fé alheia. Ele não estava com uma mensagem que incite ódio contra outras religiões, estava apenas demonstrando a sua e se apegando a algo que acredita lhe trazer bons resultados.
Erick Silva 18 - O futebol está cada vez mais chato. É senso comum dizer isso, mas realmente está. E as comemorações erguendo as mãos aos céus, também não pode? Orar ou rezar antes dos jogos no meio do campo também não pode? Se reunir com todo mundo no círculo central e orar ou rezar após conquistar um título também não pode? Camisas por baixo do uniforme com palavras religiosas também não pode? Ué, vemos isso em cada jogo, cada título. Vai punir todo mundo agora?
Michael Aleinikov - Sei não. Sou ateu, mas esta é uma regra que tem que ser analisada. Por que deveria ser proibido a manifestação religiosa ou de convicção filosófica no estádio? Nesse sentido muita gente seria punida, levantar a mão pro céu, rezar em conjunto, etc peixe na cabeça é uma expressão menor do que uma roda de oração, como fez o Brasil na Copa das Confederações em 2009. Alguns podem alegar que a expressão religiosa pode causar conflito entre jogadores de religiões diferentes. Mas a questão que fica é se algum jogador se sente ofendido por uma manifestação religiosa ou filosófica, não devíamos rever a intolerância deste jogador? Por que algum jogador partiria pra cima de outro se este fizesse o sinal da cruz ou fizesse uma manifestação muçulmana, etc? Toda regra deve servir uma função comunitária, de bem comum, e não vejo este bem nesta regra.
William Bueno - Isto é um absurdo... Tudo é discriminação, preconceito...O TJD tem que se preocupar com outras coisas ao invés de ficar reparando na tautagem dos jogadores... Sem noção... Sou Corinthiano, não tenho nada ver com o Botofogo, mas a notícia é um absurdo.... Estamos perdendo a nossa liberdade...
Assinante - Futebol é um esporte com regras e logicamente devem ser cumpridas. É deprimente ver um montinho de gente dando uma de hipócrita rezando no meio do campo antes da partida e em seguida sair na porrada e malandragem. A fé não pode ser usada como substituta da competência e do profissionalismo. E afinal, quem realmente reza de forma cristã, não reza só por si, mas pelo adversário também, ou existe barganha? Essas são manifestações de religiosidade primitiva e ultrapassada.
Tubarão branco - É proibido gente, manifestações religiosas são proibidas, não é nada contra a religião, ou religiões, deus ou deuses, é simplesmente pra não misturar as coisas em campo. Ali não é lugar pra isso.