Topo

Carioca - 2019

Lenda sobre Seedorf causa indignação por '1ª expulsão' em redes sociais

Seedorf foi o centro das atenções na vitória do Botafogo sobre o Madureira - Fabio Castro/AGIF
Seedorf foi o centro das atenções na vitória do Botafogo sobre o Madureira Imagem: Fabio Castro/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/03/2013 06h00

A expulsão de Seedorf nos minutos finais da vitória do Botafogo sobre o Madureira por 2 a 1, no último domingo, gerou indignação nas redes sociais. Mas não exatamente pela confusão que causou o cartão vermelho mostrado pelo árbitro ao meia. O maior motivo de comoção foi o fato desta ter sido supostamente a primeira exclusão do astro na carreira.

A lenda, no entanto, não corresponde à realidade. A primeira e única expulsão do meia na carreira até então havia acontecido ainda na Europa, em abril de 2006. Na ocasião, o atual camisa 10 do Botafogo defendeu o Milan na vitória por 3 a 1 sobre o Messina, pelo Campeonato Italiano.

TORCEDORES MANIFESTARAM SURPRESA PELA SUPOSTA 1ª EXPULSÃO

Mas a informação não era conhecida da maioria dos torcedores, que inundou as redes sociais com postagens sobre o fato (imagem acima). Eles ressaltavam o local acanhado onde aconteceu a suposta primeira expulsão, o estádio de Moça Bonita. O “ineditismo” do fato ganhou repercussão até mesmo com internautas de fora do Rio de Janeiro.

A duas expulsões da carreira de Seedorf guardam algumas coincidências. Assim como na partida contra o Madureira, o meia havia sido excluído do jogo com o Messina já nos acréscimos. Além disso, a violência esteve fora de ambas. Na Itália, a motivação foi uma discussão com Aronica após falta dura do rival sobre Cafu. No Carioca, a arbitragem se atrapalhou e mostrou cartão vermelho ao apoiador em lance confuso.

As atuações de Seedorf nas duas partidas também guardaram semelhanças. O meia foi decisivo em ambas. Contra o Madureira, o jogador marcou o gol da vitória por 2 a 1. Já no confronto com o Messina, o apoiador deu passe para gol de Gilardino em triunfo por 3 a 1.

O Fair Play do holandês, no entanto, é inquestionável. Em 20 anos de carreira, o jogador foi expulso apenas pela segunda vez. Neste período, o meia defendeu alguns dos maiores clubes do mundo (Milan, Inter de Milão, Real Madri e Ajax). O episódio foi uma das poucas polêmicas em que o apoiador se envolveu em quase um ano de Botafogo.