Topo

Carioca - 2019

Prefeitura do Rio decide interditar Engenhão por problemas na cobertura

Problemas na cobertura causaram fechamento do estádio por tempo indeterminado - Divulgação
Problemas na cobertura causaram fechamento do estádio por tempo indeterminado Imagem: Divulgação

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/03/2013 16h29

A Prefeitura do Rio de Janeiro decidiu interditar o Engenhão por causa de problemas na cobertura do estádio. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, Eduardo Paes vai anunciar o fechamento do estádio em reunião com presidentes dos clubes cariocas no fim desta tarde.

Na quarta-feira, o estádio receberia a partida entre Fluminense e Macaé, às 19h30. No mesmo horário de quinta-feira, o Botafogo, clube administrador do Engenhão, deveria enfrentar o Friburguense no mesmo local.

A  prefeitura do Rio investiga vícios na construção do Engenhão desde agosto. Procurada pelo UOL Esporte, a assessoria da prefeitura também confirma que o prefeito já convocou uma reunião com presidentes dos grandes clubes. O encontro, marcado às pressas, será realizado a partir das 18h.

A construção do Engenhão custou R$ 380 milhões aos cofres públicos. Começou em 2003 e terminou dias antes do início dos Jogos Pan-americanos sediados pelo Rio de Janeiro.

O estádio, aliás, foi a principal obra feita no Rio para o Pan de 2007. Durante o evento, o local recebeu jogos de futebol, além de quase todas as provas do atletismo.

Atualmente, com o Maracanã fechado para reforma, o Engenhão tem sido usado por quase todos os clubes cariocas para partidas do estadual. O estádio também é uma das estruturas esportivas do Rio que serão usadas na Olimpíada de 2016.

FLU AGE POR POSSÍVEL INTERDIÇÃO DO ENGENHÃO E TENTA MANTER JOGO DE 4ª

  • Marcelo de Jesus/UOL

Desde 2010, entretanto, o Engenhão apresenta problemas estruturais. Há cerca de dois anos, o Botafogo enviou à Prefeitura do Rio um relatório apontando alguns problemas que o clube havia detectado no estádio.

Na época, as construtoras responsáveis pela obra, Odebrecht e OAS, foram convocadas para uma reunião. Se informaram sobre os problemas e se comprometeram a reparar o estádio. 

Apesar disso, a Riourbe convocou ainda em agosto do ano passado as duas construtoras a apresentarem uma “defesa prévia” sobre um processo administrativo aberto por causa do Engenhão. A convocação foi publicada no Diário Oficial do Município porque as construtoras não atenderam a uma advertência feita pela Rioube em fevereiro de 2011.

Em setembro do ano passado, a Riourbe evitou falar sobre os “vícios construtivos” no Engenhão pois disse que eles ainda serão apurados pela comissão instaurada pela empresa. Só informou que a apuração será feita agora para que possíveis falhas sejam resolvidas antes do final da garantia da obra, em outubro de 2013.

Apesar da investigação, a Riourbe garantiu no ano passado a segurança de frequentadores do estádio. “A RioUrbe reafirma que não há chances de interdição no estádio, já que não existem riscos estruturais”, informou a empresa municipal, em nota. Agora, meses depois, a Prefeitura deve interditar o estádio.

A Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) informou que, caso o Engenhão seja interditado, a entidade já tem um plano para os jogos do estadual. Isso, porém, será divulgado somente após o anúncio oficial do prefeito.