Topo

Carioca - 2019

Advogado de farmácia acusa C. Alberto e Deco de mentirem sobre doping

Segundo o advogado da farmácia, Deco (foto) está mentindo em sua defesa - Rossana Fraga/Photocamera
Segundo o advogado da farmácia, Deco (foto) está mentindo em sua defesa Imagem: Rossana Fraga/Photocamera

Do UOL, no Rio de Janeiro

15/05/2013 18h50

O advogado da farmácia Silvestre - onde foram produzidos os medicamentos usados pelo meia Carlos Alberto, do Vasco, e Deco, do Fluminense - acusou os jogadores de mentirem sobre o caso de doping. Segundo Nélio Andrade, a contaminação cruzada alegada pelos atletas não aconteceu.

“Lamentavelmente, eu vou provar que o senhor Deco e senhor Carlos Alberto não falam a verdade. Toda a comunidade internacional já sabe disto. Eu represento uma farmácia respeitada no mundo do esporte, vou provar que estes dois rapazes não estão falando a verdade”, disse o advogado à Rádio Tupi.

Os atletas de Fluminense e Vasco alegaram que os medicamentos produzidos pela farmácia de manipulação foram contaminados com substâncias proibidas. A versão da empresa é de que os medicamentos não continham qualquer tipo de doping em seu conteúdo

Carlos Alberto e Deco foram pegos com a mesma substânciahidroclorotiazida (diurético que combate a hipertensão arterial) e carboxi-tamoxifeno (tipo de hormônio) em jogos do Carioca deste ano. Informações iniciais davam conta de que o tricolor teria sido flagrado com furosemida, o que foi visto pelo advogado da farmácia como mais um indício da inconsistência da defesa da dupla.

“O Deco, através do site do Fluminense, emitiu uma nota dizendo que a substancia encontrada [na realidade, o clube não chegou a se pronunciar sobre qual seria a substância] era furosemida. Quando viram que não era, vieram com outro argumento”, criticou o advogado, que disse estar sendo processado pelo meia tricolor.

“Eu estou com fartas documentações em minhas mãos. O Deco entrou com uma ação ordinária na Justiça comum com o pedido de tutela antecipada, foram à farmácia, adquiriram a substância que interessava, levaram toda a documentação. Por que ele veio com a história de furosemida logo no início? Esta medicação [furosemida] na realidade é para mascarar algo que o jogador tenha tomado. Não estou dizendo que ele forjou algo. Se o jogador de futebol cheirar cocaína ele vai usar esta medicação para mascarar o doping", completou.

Os dois estão suspensos preventivamente e responderão pelo caso junto ao TJD/RJ (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro). O meia tricolor, no entanto, ainda não foi denunciado pelo órgão, já que teve o prazo para entrega de sua defesa estendido até o dia 22 deste mês. Somente depois o tribunal poderá oferecer a denúncia.