Topo

Carioca - 2019

Deco é liberado de treino do Flu para tratar de sua defesa por doping

O meia Deco ainda trabalha na confecção de sua defesa sobre o caso - Photocamera
O meia Deco ainda trabalha na confecção de sua defesa sobre o caso Imagem: Photocamera

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/05/2013 13h06

Mais uma vez ausente de treino do Fluminense, Deco foi liberado nesta sexta-feira para tratar de sua defesa no caso de doping junto de seus advogados. O jogador tem até a próxima quarta-feira para entregar suas considerações formais ao TJD/RJ (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro) antes de ser denunciado pelo órgão.

O prazo inicialmente iria até o dia último dia 10 de maio, mas os advogados do jogador conseguiram uma prorrogação até a próxima quarta-feira. Após a apresentação da defesa, o TJD terá dois dias úteis para oferecer denúncia.

O meia está suspenso preventivamente após ter sido flagrado com as mesmas substâncias de Carlos Alberto do Vasco: hidroclorotiazida (diurético que combate a hipertensão arterial) e carboxi-tamoxifeno (tipo de hormônio). O exame foi realizado após a vitória por 2 a 0 sobre o Boavista, pela Taça Rio, no dia 30 de março.

Inicialmente o staff de Deco alegou a chamada contaminação cruzada, quando o atleta consome um produto que, teoricamente, não teria a substância proibida. No caso, o meia acusou a farmácia de manipulação Silvestre, que lhe produzia suplementos vitamínicos. Os advogados da empresa, no entanto, rebateram e classificaram como “mentirosa”  a defesa do tricolor.

O caso é um dos três dopings em grandes clubes no Carioca neste ano. O primeiro foi o de Carlos Alberto, pego na vitória cruzmaltina sobre o Fluminense de Deco por 3 a 2, na semifinal da Taça Guanabara. Depois, foi a vez do atacante Michael, também do Flu, que admitiu uso de cocaína.

O contrato do luso-brasileiro se encerra no final deste ano, mas com opção de renovação por mais um. Se receber pena máxima, sua aposentadoria deverá ser antecipada.