Topo

Carioca - 2019

Botafogo vence Madureira com direito a gol de estreante e quebra de jejum

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/01/2014 22h59

A noite foi de comemoração e alívio para o Botafogo. Com os titulares pela primeira vez, o time não teve dificuldade para vencer o Madureira, por 2 a 1, em São Januário. O estreante Jorge Wagner abriou o marcador em bela cobrança de falta. O alívio ficou por conta de Henrique, que voltou a marcar após 25 jogos de seca - foi o primeiro pelo Alvinegro. Carlinhos descontou.

Com o resultado, o Botafogo vai a 5 pontos no Carioca e assume a vice-liderança da competição, atrás apenas do Flamengo, com 6. O Alvinegro, no entanto, tem um jogo a mais, já que um dos confrontos foi antecipado por conta da sua participação na Libertadores. Já o Madureira, permanece com 3, na 8ª posição.

Pela primeira vez com seu time titular, o Botafogo deu mostras de como serão seus jogos. Com três volantes, o Alvinegro dominou a posse de bola no meio de campo e controlou o ritmo da partida desde o início. Porém, acostumado a jogar com três apoiadores, o time não parecia muito criativo apenas com Lodeiro e Jorge Wagner na função.

O Madureira, por sua vez, apenas aguardava um erro do Botafogo para arriscar um contra-ataque. Em um deles, o Tricolor quase abriu o placar Victor Borges, após rápida troca de passes. Já o Alvinegro oferecia pouco perigo. O melhor deles veio dos pés de Gabriel, que driblou a marcação e chutou para fora.

Aos 28min, Jorge Wagner aliviou a barra do Botafogo. Com a camisa 10 de Seedorf, o estreante mostrou estar com o pé calibrado e cobrou falta com perfeição para abrir o placar. Após o gol, o Alvinegro apenas administrou o placar o Madureira buscar o ataque, o que não aconteceu. Assim, o jogo ficou preso no meio de campo, sem muita emoção.

O Botafogo voltou para o segundo tempo disposto a matar a partida. E foi justamente o que aconteceu. E da forma como todos no clube gostariam. Henrique finalmente marcou pela primeira vez pelo clube.  Ele aproveitou cruzamento perfeito de Julio Cesar para estufar as redes. O camisa 9 parecia confuso na comemoração e distribuiu sorrisos como uma criança no dia de São Cosme e Damião.

O gol foi o suficiente para mudar sua relação com a torcida. Se antes Henrique era vaiado, nesta quinta-feira ele teve seu nome gritado e foi bastante aplaudido ao ser substituído por Yguinho. Mas quem passou a levar perigo foi o Madureira. O time visitante assustou em cobrança de falta, mas Jefferson estava atento e fez grande defesa.

Quando o jogo já parecia decidido, o Madureira decidiu engrossar. Carlinhos acertou chute de fora da área e Jefferson não alcançou: 2 a 1. E o Tricolor teve algumas chances para empatar o jogo em seguida. A zaga do Botafogo, no entanto, aliviou e manteve o time na frente do placar.

Os lances de perigo forma logo após o técnico Eduardo Hungaro trocar Bolatti por Sassá, o que diminuiu a marcação. O treinador corrigiu a situação e sacou o atacante para colocar um volante, o que deixou o atleta visivelmente irritado.

Apesar do susto, o Botafogo conseguiu sua primeira vitória na temporada em seu único teste com o time titular antes da estreia na Libertadores, dia 29, contra o Deportivo Quito, no Equador.

BOTAFOGO 2 x 1 MADUREIRA

Data: 23/01/2014 (quinta-feira)
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Renda: R$ 45.295
Público:  2.208/2.418
Cartões amarelos: André, aos 2min do segundo tempo
Gols: Jorge Wagner, aos 28min do primeiro tempo; Henrique, aos 2min, e Carlinhos, aos 36min do segundo tempo

BOTAFOGO
Jefferson; Edílson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Bolatti (Sassá), Gabriel, Jorge Wagner e Lodeiro; Henrique (Yguinho)
Técnico: Eduardo Hungaro

MADUREIRA
Yan; Marquinhos, Leozão, Andre e Gabriel (Luiz Paulo); Victor Bolt, Gilson, Rayan e Carlinhos; Victor Borges (Alan) e Robert
Técnico: Roy