Topo

Carioca - 2019

Vasco homenageia Bellini, bate o Duque com gol-relâmpago e agora pega o Flu

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/03/2014 17h53

Se enganou quem achou que o jogo deste domingo em São Januário teria poucos atrativos. Com um gol-relâmpago aos sete segundos, uma série de homenagens ao eterno ídolo Bellini e com Edmilson assumindo a artilharia da competição, o Vasco venceu o Duque de Caxias por 4 a 0, rebaixou o time da Baixada e agora enfrentará o Fluminense nas semifinais do Campeonato Carioca.  O Tricolor, aliás, levará a vantagem do empate no confronto por ter ficado a frente do Gigante da Colina na Taça Guanabara.

Antes da bola rolar, ocorreu uma queima de fogos na Colina para homenagear o ex-zagueiro do Vasco e da Seleção Brasileira, que faleceu na última quinta-feira. Os jogadores cruzmaltinos entraram em campo com uma faixa de capitão e uma fita preta em sinal de luto. Nos gols marcados, eles também fizeram o característico gesto de levantar a taça, imagem imortalizada por Bellini na Copa do Mundo de 1958.

Quando o jogo começou, muitos vascaínos que chegaram atrasados em São Januário nem viram o primeiro gol, já que após a saída de bola, Edmilson enfiou em profundidade para Reginaldo, que deu um toque rasteiro e saiu para o abraço logo aos sete segundos, marcando o gol mais rápido do Campeonato Carioca.

A partida mais parecia um recreativo para o Vasco, tamanha era a facilidade encontrada pelo Gigante da Colina. Aos 14, Aranda lançou para Everton Costa, que passou como quis pelo seu adversário e chegou batendo para ampliar o placar.

No fim do primeiro tempo o Cruzmaltino ainda poderia ampliar, quando Fellipe Bastos recebeu sozinho, de frente para gol, mas chutou por cima, aos 39 minutos.

Na etapa final, o Vasco voltou sufocando e não deixou o Duque de Caxias nem respirar. Logo aos sete minutos, Reginaldo dominou na esquerda e cruzou do outro lado para Everton Costa, que ajeitou de cabeça para Edmilson marcar.

Com o jogo já controlado, o técnico Adilson Batista aproveitou a partida para fazer observações. O treinador colocou Montoya e Bernardo nas vagas de Reginaldo e Everton Costa, mantendo assim o esquema com três atacantes, e mais tarde sacou Douglas para colocar Dakson, que possui características parecidas.

O Gigante da Colina, então, passou a cadenciar a partida, mas ainda teve tempo de fechar o caixão do Duque de Caxias, após bela jogada de Montoya e Dakson que acabou com a conclusão precisa de Edmilson, que chegou ao décimo gol e se tornou o artilheiro isolado do Campeonato Carioca.

O Vasco terminou a Taça Guanabara com 29 pontos na terceira colocação da Taça Guanabara.

VASCO 4 X 0 DUQUE DE CAXIAS

Data: 23/03/2014 (domingo)
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Phillip Bennett
Auxiliares: Michael Correia e Diogo Carvalho Silva
Cartões amarelos: Marlon (VAS); Washington (DCA)
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Reginaldo, aos sete segundos do primeiro tempo (VAS); Everton Costa, aos 14 minutos do primeiro tempo (VAS); Edmilson, aos sete minutos do segundo tempo (VAS); Edmilson aos 37 minutos do segundo tempo (VAS).


Vasco: Martin Silva, André Rocha, Rodrigo, Luan e Marlon; Aranda, Fellipe Bastos e Douglas (Dakson); Reginaldo (Montoya), Edmilson e Everton Costa (Bernardo): Téc.: Adilson Batista.

Duque de Caxias: Elinton, Bruno Neves (Nélio), Alan Henrique, Alan Pires e André Gomes; Lenon (Arzayus), Sampson, Juninho e Washinton;  Alex Terra (Nathan). Téc.: Mário Júnior.