Topo

Carioca - 2019

Cheiro de título? Flamengo venceu todas as finais de Carioca desde 1999

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/03/2014 06h10

Fluminense ou Vasco. O adversário na final do Campeonato Carioca sai neste domingo. Mas a confiança do Flamengo é considerável para conquistar o 33º Estadual de sua história. E o otimismo é facilmente explicado pelo retrospecto. O Rubro-negro levantou a taça em 100% das últimas decisões disputadas. O último revés aconteceu em 1995, ocasião do triunfo tricolor com o famoso gol de barriga de Renato Gaúcho.

A partir daí, o Flamengo disputou sete decisões - considerando jogos finais entre os campeões das Taças Guanabara e Rio. O clube da Gávea venceu todas. Em 1999, 2000, 2001 e 2004, o Vasco foi o adversário batido.

Já nos anos de 2007, 2008 e 2009, foi a vez do Botafogo ser superado pelos flamenguistas. De 1995 para cá, o Rubro-negro ainda venceu duas vezes a competição sem a necessidade das finais. O time foi campeão dos dois turnos em 1996 e 2011.

Em números absolutos desde a sua última derrota em uma autêntica decisão estadual, o Flamengo levantou a taça nove vezes em 18 edições disputadas. O aproveitamento demonstra a intimidade do clube com o torneio, no qual também sustenta a marca de maior vencedor - 32 títulos conquistados.

“Conheço o Flamengo desde a época de torcedor. O clube sempre luta para vencer o Campeonato Carioca. É importante para a torcida e existe a rivalidade. O futebol é isso. Não é a prioridade, mas sempre lutamos por ele”, afirmou o técnico Jayme de Almeida.

“O Flamengo não abre mão da disputa, muito menos os torcedores. Nossa obrigação é tentar levar os títulos para a Gávea”, completou o comandante.

Antes das finais, o time muda o foco e deposita todas as esperanças na partida da próxima quarta-feira, contra o Emelec-EQU, em Guayaquil, pela Copa Libertadores. Um empate basta ao Rubro-negro para manter viva a chance de classificação às oitavas de final. Porém, uma derrota elimina a equipe da competição continental.