Topo

Carioca - 2019

Vasco pedirá anulação de final, exclusão de trio na CBF e denunciará Felipe

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/04/2014 18h50

O Vasco ainda não digeriu a forma como perdeu o título do Campeonato Carioca para o Flamengo, quando sofreu um gol do volante Márcio Araújo, em impedimento, aos 46 minutos do segundo tempo. Em entrevista coletiva que contou com toda a cúpula do clube, o Cruzmaltino anunciou, entre outras questões, que pedirá a anulação da partida no TJD, a exclusão do trio de arbitragem junto a CBF e a Fifa, cobrará, na Justiça Comum, uma indenização da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) e da Comissão de Arbitragem, e denunciará no TJD o goleiro Felipe, do Rubro-Negro, pela declaração de que "ganhar roubado é mais gostoso".

Como poucas vezes foi visto em uma entrevista coletiva em São Januário, praticamente toda a diretoria esteve presente, entre vice-presidentes e diretores, além dos departamentos jurídicos e de marketing. 

Na mesa estavam o presidente do clube, Roberto Dinamite, o vice-geral, Antônio Peralta, o diretor-geral, Cristiano Koehler e o advogado Marcelo Macedo, que explicou as ações, deixando clara a suspeita do Vasco sobre a confecção da súmula, que assinalou que o gol foi marcado pelo atacante Nixon.

"Foi um erro gravíssimo e tem o agravante pela prática do erro comprometido na confecção da súmula. É um erro de direito, foi reconhecido pela federação, todos sabiam que o gol era do Márcio Araújo. A súmula, propositalmente, vem dizer que é do Nixon, para tentar transfigurar o erro de direito. Isso é muto grave. Vamos pedir a verificação do dolo utilizado na súmula, nem que tenha de ir à esfera criminal", declarou Marcelo Macedo. 

No caso do goleiro Felipe, a medida terá mais um caráter educativo, pois no entender do Vasco, a declaração pode gerar algum tipo de violência.

"Não é louvável para um atleta esportivo dar aquele tipo de declaração, ainda mais naquele momento. Você pode criar uma situação de constrangimento e violência. Essa punição é mais educacional para os atletas repensarem daqui para frente", disse Marcelo.

Se dizendo triste pelo episódio, Roberto Dinamite defendeu o uso da tecnologia no futebol, assim como já é feito em outros esportes, como tênis e futebol americano, por exemplo.

"O uso da tecnologia é fundamental e o Rio de Janeiro tem que acompanhar isso. Vamos ter uma Copa do Mundo. Existe já um equipamento em relação a isso. Acho importante utilizar para situações como essa. Simplesmente jogar que nós, o árbitro e o bandeira temos o direito de errar, é complicado. Ainda mais quando só se erra contra o Vasco", analisou. 

Mais cedo, o diretor-executivo Rodrigo Caetano, que admitiu ter pensado em abandonar a carreira, concedeu uma coletiva sozinho e mostrou-se contrariado a quem encara o erro sem uma maior seriedade, utilizando o argumento de que "é só futebol". O dirigente lembrou que há pessoas que vivem em função disso:

"Ao sair do Maracanã, além da frustração da perda do título, teve a frustração pela forma como tudo isso foi tratado. Se, para muitos, o futebol é meramente recreação, para nós, que dependemos disso, é muito sério. Além disso, por trás de todos nós, existem milhões de vascaínos que tiveram seu direito de comemorar retirados por um erro que não é de interpretação, é de regra, e que tem sido frequente com o Vasco".

Por fim, Caetano pediu a profissionalização da arbitragem no Brasil. Em sua opinião, quando isto ocorrer, os erros serão minimizados no futebol:

"O futebol envolve uma série de profissionais e eles (arbitragem) são os únicos que fazem parte do espetáculo e não são. Ainda temos amadores. Cada um desses árbitros e assistentes tem sua profissão. Coincidência do erro ser sempre contra o Vasco eu não acredito, porque é uma sequência de fatos durante todo o Estadual. Trabalho na hipótese de incapacidade destes. O bandeira é o mesmo do gol do Douglas (na Taça Guanabara, contra o Flamengo, mal anulado). Vale um estudo para saber se ele está preparado para um jogo deste tamanho".

De acordo com o advogado do clube Marcelo Macedo, o Vasco deverá entrar com todas as notificações já nesta terça-feira.

Em entrevista ao UOL Esporte, o diretor-geral, Cristiano Koehler, informou que o cálculo do prejuízo do Vasco é de cerca de R$ 20 milhões. Incluso neste total está a perda de um patrocínio, que estava diretamente condicionado a conquista do Campeonato Carioca, de acordo com o dirigente.

Confira abaixo a nota oficial do Vasco:
"Família vascaína,

Diante de todos os fatos ocorridos neste Estadual, o Club de Regatas Vasco da Gama sente-se na obrigação de ressaltar alguns pontos importantes desta trajetória.

Primeiro queremos parabenizar nossa torcida que ao longo do campeonato deu mostras de sua grandeza, fomos o time com melhor média de público da competição. Nos jogos finais demos show na arquibancada, sempre cantando e apoiando o time de maneira inabalável.

Devemos congratular os jogadores e comissão técnica que rapidamente entenderam o que é o Vasco, suas particularidades e seu gigantismo. Este grupo soube compreender o difícil momento financeiro pelo qual estamos passando e demonstrou um comprometimento extraordinário. A eles os parabéns pelo resgate da confiança e do orgulho dos torcedores, que novamente se veem representados pelo time que luta até o fim de cada partida pelos mesmos objetivos de simplesmente vencer.

O que falarmos dos nossos funcionários? Mães e pais de família que saem de suas casas e enfrentam as dificuldades do dia a dia, sempre com muita gana e força de vontade, fazendo do ambiente de trabalho a extensão de suas famílias e de São Januário sua segunda casa.

É inevitável e imprescindível expressar novamente o total repúdio ao desprezo que toma conta da FFERJ em relação ao Vasco e a sua maneira de condução, composta por uma comissão de arbitragem e árbitros muito aquém às expectativas do futebol brasileiro.

Em função disso e também por outras razões ligadas à sua administração, disputamos o Estadual mais empobrecido de todos os tempos, sob qualquer aspecto que se queira enfocar.

Estádios sem a menor condição de receber partidas profissionais, custos vultosos para se jogar, principalmente os percentuais e taxas cobradas pela Federação, times concorrentes desprestigiando a competição, como consequência públicos inexpressivos.

Temos realmente que repensar sobre nossa participação no próximo campeonato, sobretudo se for mantido os moldes de interesses políticos que desatende, sob todos os ângulos, as expectativas dos clubes.

A forma atual de disputa, somente atende aos interesses da Federação do Estado do Rio de Janeiro, sem qualquer retorno técnico e financeiro para os clubes, o que vem aniquilando, gradativamente, o ate então mais concorrido Estadual do País, mas infelizmente se encontra na iminência de ser definitivamente sepultado.

Embora a participação nas futuras edições ainda dependa de avaliações, no presente, de imediato, o Vasco da Gama adotará todas medidas necessárias à preservação de seus direitos, iniciando com a propositura de ação judicial de cunho reparatório em face da Federação do Estado do Rio de Janeiro, da Comissão de Arbitragem e também dos árbitros do jogo.

Ademais, não se resignara ao discutir o resultado da partida, principalmente quando a sumula comete um equívoco, aparentemente pueril, mas de efeitos sonoros e catastróficos, ao consignar o gol para o atleta NIXON do Flamengo, quando todos viram, inclusive a própria arbitragem, que o gol foi feito por Marcio Araujo, atleta que se encontrava em posição de impedimento, conforme por ela reconhecido.

No entanto, na súmula consta o atleta NIXON como autor do gol, o que não se pode atribuir ao acaso, pois este suposto equívoco, aparentemente sem consequências, altera substancialmente a condução de uma defesa sobre o erro de direito, passível de justificar a anulação, enquanto do modo lançado, de caso pensado, conduz para um erro de fato que reduz o campo de discussão.

O erro crasso de não observar o impedimento ganha proporções de conspiração quando a verdade dos fatos e distorcida na sumula, tudo muito bem planejado.

Tudo isso não passara em branco e vamos às ultimas consequências para apurar todas as responsabilidades administrativas, cíveis e criminais.

Providencias que serão adotadas de imediata em sua totalidade:

- Notificação judicial.

- Anulação do jogo.

- Processo perdas e danos a FERJ, Rubens Lopes, Jorge Rabello, Árbitro (Marcelo de Lima Henrique) e Árbitro assistente 2 ( Luiz Antonio Muniz de Oliveira).

- Encaminhamento ao STJD declarações goleiro Felipe.

- Representação CBF e FIFA com exclusão árbitros que prejudicaram o Vasco. Entrega de dossiê erros desde 2009.

- Desfiliação FERJ – Em estudo pelos 4 grandes Clubes.

- Carioca 2015 – Avaliação uso sub-23 ou mudanças imediatas na gestão FERJ.

- Uso tecnologia jogos para impedir má fé e desequilíbrio técnico.

- Declaração do Conselho Deliberativo em relação a pessoas Non Gratas.

- Divulgação na mídia de cartas de representação enviadas para FERJ  com  erros de arbitragem referente a 2014, ato continuo a  realização das partidas em que ocorreram irregularidades, assim como reivindicação da utilização de árbitros de fora do Estado.

À Família Vascaína, fica meu agradecimento em nome do clube e a certeza de que o trabalho está sendo feito e que alegrias virão.

Carlos Roberto Dinamite de Oliveira
Presidente do Club de Regatas Vasco da Gama"