Topo

Carioca - 2019

Julgamento da final do Carioca-2014 é adiado e ganha novo capítulo

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/05/2014 13h26

Não será nesta terça-feira que o Vasco saberá qual é a posição definitiva do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ) sobre a final do Campeonato Carioca, disputada contra o Flamengo. Marcelo Jucá, vice-presidente do tribunal, alegou outros compromissos profissionais e adiou o julgamento. O caso está sem resolução há mais de um mês e ganhará um novo capítulo – na próxima segunda-feira, dia 26.

O recurso foi elaborado pela diretoria cruzmaltina em função do gol em impedimento marcado pelo Flamengo, que culminou no título estadual do clube rival.

O Vasco precisa que o pleito seja aprovado para que só então ele passe para a votação. O clube explorará os prejuízos financeiros e técnicos causados pelo erro da arbitragem. O Cruzmaltino será representado pelo advogado Marcello Macedo. 

Na última semana, o goleiro Felipe, do Flamengo, foi absolvido por um episódio também nesta partida. Na ocasião, ainda no gramado após o título, o arqueiro declarou que "ganhar roubado é mais gostoso".

O Vasco ainda busca uma punição ao trio de arbitragem e uma indenização da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj).

O clube não digeriu a forma como perdeu o título do Campeonato Carioca para o Flamengo, quando sofreu um gol do volante Márcio Araújo, em impedimento, aos 46 minutos do segundo tempo. Um dia após o empate por 1 a 1, o Cruzmaltino anunciou ter pedido a anulação da partida no TJD e a exclusão do trio de arbitragem junto à CBF e à Fifa.

A equipe de arbitragem do clássico foi comandada por Marcelo de Lima Henrique. Na súmula da final, o juiz se equivocou e apontou Nixon como o autor do gol. O camisa 29 rubro-negro estava em posição legal no lance, mas o volante Márcio Araújo foi mais rápido e tocou na bola para garantir empate em 1 a 1 e a taça. O bandeirinha Luiz Antônio Muniz de Oliveira não flagrou a posição ilegal do jogador rubro-negro e confirmou o gol.

Em 1ª instância, o TJD-RJ negou pedido do Vasco para anular a polêmica final do Campeonato Carioca, contra o Flamengo. O presidente da entidade José Teixeira Fernandes admitiu erro no gol do rubro-negro marcado por Márcio Araújo, mas indeferiu o pedido de impugnação da partida.