Topo

Carioca - 2019

Flamengo usa recurso para protestar contra preços tabelados do Carioca

Diretoria do Fla, comandada por Eduardo Bandeira de Mello, tenta derrubar Arbitral - Alexandre Vidal/Fla Imagem
Diretoria do Fla, comandada por Eduardo Bandeira de Mello, tenta derrubar Arbitral Imagem: Alexandre Vidal/Fla Imagem

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/01/2015 12h16

O Flamengo mostrou insatisfação com a decisão tomada em Arbitral realizado na última semana na Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) através de manobra nos bastidores. Nesta segunda-feira, a diretoria rubro-negra entrou com um recurso na entidade para protestar contra a decisão que define preços promocionais para todas as partidas.

Os valores tabelados, segundo o Flamengo, “impõem prejuízo financeiro” ao clube. A reunião entre dirigentes na Ferj decidiu que o Campeonato Carioca de 2015 terá ingressos entre R$ 5 e R$ 50, variando de acordo com a importância de cada partida.

A proposta partiu do presidente do Vasco Eurico Miranda e teve apoio de todos os pequenos e também do Botafogo. Flamengo e Fluminense não aceitaram o pedido, mas foram votos vencidos.

Segundo Eurico Miranda, a proposta serve para movimentar torcedores e amenizar os problemas pela falta de público que marcaram as últimas edições do Estadual.

Derrotado na queda de braço, o Flamengo decidiu entrar com recurso na Ferj para tentar derrubar a decisão. O clube alega que a proposta impede a precificação de cada jogo de acordo com sua importância. O argumento utilizado pelo Flamengo é o princípio constitucional da livre iniciativa.

O Flamengo – assim como o Fluminense – viu a estratégia de privilegiar seus sócios-torcedores ruir com tal decisão confirmada pela Ferj.

Com o presidente da entidade Rubens Lopes como braço direito, Eurico Miranda fez valer a força política e implantou ao seu modo os preços dos ingressos para o Campeonato Carioca.

O episódio caiu como uma bomba na relação entre os clubes. Os dirigentes rubro-negros prometem uma longa batalha contra Eurico e descartam qualquer tipo de relação com o rival enquanto o cartola mantiver o objetivo de prejudicar o Flamengo nos bastidores.

Confira a nota do Flamengo sobre o tema:

Na segunda-feira (19.01), o Clube de Regatas do Flamengo protocolou um recurso na Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro contra a decisão do último arbitral, que estabeleceu um tabelamento de preços do Campeonato Carioca de 2015. A decisão impede que o Mais Querido precifique cada jogo de acordo com sua importância, violando o princípio constitucional da livre iniciativa.

O tabelamento também impõe ao Flamengo prejuízo financeiro no Campeonato Carioca, obrigando o clube, assim como todos os participantes, a, literalmente, pagar para jogar em diversas partidas. De acordo com o artigo 64 da FERJ, medidas que estejam contra a Constituição brasileira não são possíveis.