Topo

Carioca - 2019

Engenhão é vetado, e Botafogo fará estreia pelo Carioca em São Januário

Bernardo Gentile/UOL
Imagem: Bernardo Gentile/UOL

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/01/2015 16h15

O Botafogo não irá estrear no Campeonato Carioca dentro de casa. O estádio Engenhão foi vetado por causa de obras no entorno e da alta quantidade de entulho e não poderá receber o duelo com o Boavista. Com a decisão da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), o plano B foi colocado em prática. O Alvinegro irá jogar em São Januário.

A data e o horário do jogo estão mantidos: dia 31 de janeiro, às 17h. A decisão da Federação em colocar o duelo para ser disputado em São Januário - estádio do Vasco - vai contra o planos do Botafogo, que nada pôde fazer diante dos problemas apresentados na reta final de reforma do Engenhão.

O presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira, lamentou o fato de o Alvinegro não poder estrear no Campeonato Carioca em sua casa. Ele, no entanto, diz que a situação era esperada, mas tentou reverter enquanto pôde.

“Infelizmente atrapalha, pois contávamos com o Engenhão para a nossa estreia no Carioca. Mas ficamos em uma sinuca de bico, pois o entorno do estádio ainda conta com muitos problemas e jamais colocaríamos o nosso torcedor em risco. Levamos o jogo para São Januário graças ao entendimento e amizade do presidente do Vasco”, disse ao UOL Esporte.

O estádio foi interditado em março de 2013 por conta de problemas em sua cobertura. Análise de uma consultora previu que a estrutura poderia desabar em caso de ventos acima de 63km/h.

O Botafogo perdeu todas as suas receitas de patrocinadores e fez um acordo com a Prefeitura do Rio para suspender a concessão, o que deixava a manutenção do estádio sob responsabilidade da cidade.

No início deste mês, Prefeitura e Botafogo chegaram a um acordo para que o Engenhão fosse liberado parcialmente a partir da primeira rodada do Campeonato Carioca. Apenas as arquibancadas inferiores seriam ocupadas por torcedores - as superiores seguiriam fechadas para finalização de algumas obras na sequência.

Além disso, o Engenhão enfrentou dois episódios de incêndios em uma semana. Segundo a assessoria de imprensa responsável pelas obras, os acidentes não interferiram no tempo de entrega do estádio já que foram rapidamente controlados pelos bombeiros.

O Engenhão será utilizado neste sábado em uma espécie de teste. A arena não receberá torcedores para o amistoso contra o Shandong Luneng, time chinês comandado por Cuca.