Topo

Carioca - 2019

Flu cita Chico Buarque e insinua que Federação institui ditadura no Rio

BRUNO HADDAD/FLUMINENSE
Imagem: BRUNO HADDAD/FLUMINENSE

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/01/2015 16h55

O Fluminense divulgou nota oficial em seu site nesta terça-feira confirmando que jogará a estreia do Campeonato Carioca, no domingo, contra o Friburguense, no estádio Raulino de Oliveira em Volta Redonda. Em briga com a Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro), o Tricolor não teve sua vontade de jogar no Maracanã atendida. No texto, o clube cita Chico Buarque e insinua que a entidade institui a ditadura no futebol carioca.

“Embora a Federação pretenda instaurar o Ato Institucional número 5 no futebol carioca, não será o Fluminense Football Club o “subversivo” desta competição. Não é e nunca será este o nosso papel. Ao Fluminense sempre coube a vanguarda, no melhor sentido da palavra. Lembremos Chico Buarque: “Hoje você é quem manda, falou tá falado, não tem discussão””, insinuou.

Em outro trecho, o Fluminense usa a ironia e finge reconhecer que a Ferj tem feito avanços para a melhoria do Campeonato Carioca. Mesmo assim, o clube diz que respeitará a decisão da entidade em mudar o local da estreia do Tricolor no Estadual. "Como fundador da Federação e pioneiro no profissionalismo no futebol carioca, o Fluminense cumprirá a decisão de uma entidade tão gabaritada, que organiza, atualmente, a melhor competição do futebol brasileiro. Afinal, o Campeonato Carioca tem, há alguns anos, as melhores médias de público registradas no país".

Tal ironia foi uma resposta do departamento de comunicação do clube, sob orientação do presidente Peter Siemsen, à regra da Federação que pretende multar quem fizer qualquer crítica à competição.

O Fluminense finaliza a nota oficial novamente citando Chico Buarque. "Finalizamos com Chico Buarque: “Apesar de você, amanhã há de ser outro dia…”".

Os clubes do Rio de Janeiro estão rachados. Botafogo e Vasco ficaram do lado da Federação, enquanto Flamengo e Fluminense ficaram do outro lado. Os principais assuntos que geraram polêmica foram o preço dos ingressos, localização das torcidas e até mesmo a divisão das cotas de televisão.

Horas depois da divulgação da nota, no entanto, o Flamengo informou que apenas "apoia o texto, mas não assina".

Veja a nota completa:
"O Fluminense Football Club, na condição de filiado, vem a público registrar que repudia todas as acusações feitas pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro na RDI 003/15, mas acatará a determinação de disputar a partida contra o Friburguense no Estádio da Cidadania, em Volta Redonda, no próximo dia 1 de fevereiro.
Como fundador da Federação e pioneiro no profissionalismo no futebol carioca, o Fluminense cumprirá a decisão de uma entidade tão gabaritada, que organiza, atualmente, a melhor competição do futebol brasileiro. Afinal, o Campeonato Carioca tem, há alguns anos, as melhores médias de público registradas no país.
Além disso, em respeito aos patrocinadores e detentores dos direitos de transmissão da competição, o Fluminense não irá se opor a levar o que há de melhor no futebol carioca a outras praças do estado, apesar de entender que tal medida trará enormes prejuízos de visibilidade e na parte técnica ao Estadual.
Embora a Federação pretenda instaurar o Ato Institucional número 5 no futebol carioca, não será o Fluminense Football Club o “subversivo” desta competição. Não é e nunca será este o nosso papel. Ao Fluminense sempre coube a vanguarda, no melhor sentido da palavra. Lembremos Chico Buarque: “Hoje você é quem manda, falou tá falado, não tem discussão”.
Apesar da decisão de mudar o local da partida a menos de uma semana do início da competição, convidamos os torcedores sul-fluminenses a prestigiar a estreia tricolor. Aos cariocas, se permitido for, esperamos em breve reunir todos os guerreiros em nossa casa, do lado direito das tribunas do Maracanã. Lugar que, por contrato e pelos próximos 34 anos, é nosso.
O Fluminense reconhece que a atual gestão da Ferj faz todo o esforço para que os campeonatos não terminem como os de 1990, 1992 e 1998, quando no primeiro tivemos um clube dando volta olímpica com um barco de papel, no segundo os clássicos foram disputados fora do Maracanã e o terceiro foi repleto de W.Os, com o jogo final em Moça Bonita e um curioso apagão antes do gol que decidiu a competição. Qualquer semelhança seria mera coincidência…
Deixamos registrado que apesar de cumprir a determinação exigida, o Fluminense fará valer todos os seus direitos frente aos prejuízos materiais que possa sofrer, e que protegerá os torcedores do Rio de Janeiro levando aos órgãos competentes quaisquer descumprimentos das leis vigentes no país.
Além disso, reafirmamos o compromisso com o Clube de Regatas do Flamengo e a Concessionária Maracanã pela transformação do futebol brasileiro, conforme manifesto divulgado no último dia 22.
Finalizamos com Chico Buarque: “Apesar de você, amanhã há de ser outro dia…”
Assinam: Maracanã/Flamengo/Fluminense"