Topo

Carioca - 2019

Luxemburgo pede paciência por Cirino: "Falta gol, mas ele está em evolução"

Marcelo Cirino ainda busca primeiro gol; mudança de papel tático é o principal desafio - Gilvan de Souza/ Flamengo
Marcelo Cirino ainda busca primeiro gol; mudança de papel tático é o principal desafio Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Luiz Gabriel Ribeiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/01/2015 06h03

Em busca de um grande nome para a temporada, o Flamengo encontrou em Marcelo Cirino um alvo em potencial – contratado por R$ 13 milhões com o apoio do fundo de investimentos Doyen Group. Jogador de destaque e capitão do Atlético-PR, o atacante chegou à Gávea sem rejeitar o peso de ser o principal reforço do clube para a temporada. Cirino, após três semanas de testes, terá que mostrar mais a partir do início do Campeonato Carioca para fugir das críticas e questionamentos.

Mas por que o grande reforço rubro-negro ainda não se encaixou no Flamengo de 2015? A resposta é dada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, que tenta colocá-lo em uma nova posição. As poucas opções do elenco fizeram o treinador pensar no veloz Cirino como uma referência no ataque.

Até o momento, a resposta não veio. A ordem, no entanto, é ter calma diante da mudança tática proposta. Em três jogos amistosos, Cirino não marcou gols e errou passes e finalizações. Os primeiros testes em Atibaia também não foram encorajadores.

A missão dada pelo treinador rubro-negro atrapalha sua principal característica nos tempos de Atlético-PR. A velocidade para carregar a bola pelos lados do campo não é mais a prioridade de Cirino.

“Estamos em pré-temporada ainda. Ele está conhecendo os companheiros e tenho que enxergar o potencial. Ele está diferente do Atlético-PR? Está, mas é porque eu quero que tenha um up, uma mudança para crescimento. O Marcelo criou tantas coisas para os outros. Faltou o gol, mas ele está em franca evolução”, elogiou Luxa.

Em reta final na pré-temporada, Luxemburgo irá insistir com Marcelo Cirino no comando do ataque. O plano é que o camisa 7 ganhe confiança na função para evoluir. O discurso leve serve para evitar que o jogador possa ser afetado pela ansiedade em fazer gols.

Há a preocupação de que Cirino possa ser comparado a Carlos Eduardo, que foi a primeira grande contratação da gestão do presidente Eduardo Bandeira de Mello. O meia fracassou no clube em 2013 e voltou para o futebol russo sem deixar saudade.

O cuidado com o atual camisa 7 rubro-negro é grande, com paciência especial neste período de adaptação ao Flamengo e ao novo jeito de atuar em campo.

Enquanto tenta adaptar Marcelo Cirino, Luxemburgo trabalha para reforçar o meio-campo do time. Cícero, do Fluminense, é nome próximo e visto com entusiasmo na Gávea para dar poder de criação ao setor. O Flamengo treina nesta semana antes da estreia fora de casa no Campeonato Carioca. O duelo acontecerá no próximo sábado, às 19h30, contra o Macaé.