Topo

Carioca - 2019

Goleiro agredido do Macaé faz apelo a dirigentes e governo

Do UOL, em São Paulo

31/01/2015 20h43

A temporada mal começou, mas o futebol carioca continua criando polêmica atrás de polêmica. A última delas aconteceu neste sábado, quando torcedores do Flamengo invadiram o vestiário do Macaé no Estádio Moacyrzão e agrediram jogadores e comissão técnica. No intervalo da partida, o goleiro Ricardo Berna, que precisou atuar com curativo no queixo por conta da confusão, deu uma das entrevistas mais contundentes dos últimos dias, com direito a apelo a dirigentes e governo.

“A rivalidade é saudável, o problema é esses vândalos, que têm que ser punidos. Mas quem tem que punir? Somos nós ou o governo? Temos que tomar medidas drásticas. Tem tanto exemplo que aconteceu no mundo. Em outros lugares, o governo agiu e resolveu o problema. Começa na educação, mas quem tem isso nesse país? Um cara que faz isso não tem educação. Desculpe entrar em outras questões, mas eu corri risco de morte. Eu achei que tinha perdido meus dentes. É para parar e pensar nisso, sim”, disse, ao Sportv.

A confusão aconteceu antes do jogo, e apesar do problema, o Macaé entrou em campo. O técnico do time, Josué Teixeira, creditou a confusão a uma declaração do técnico Vanderlei Luxemburgo, que durante a semana reclamou do fato de o Flamengo não poder treinar no Moacyrzão ou fazer o reconhecimento do gramado. No momento de tensão, Ricardo Berna acabou levando a pior.

“Foi uma invasão no vestiário, muitas pessoas com camisa de organizada do Flamengo entraram fazendo algazarra e, quando viram que tinha pessoas ali – mães dos atletas, crianças, funcionários... tinha isso ali: comissão técnica, atletas e funcionários –, aí começaram a chutar porta, a agredir as pessoas. Felizmente não aconteceu nada mais grave. Se alguém reagisse com ênfase, com certeza teria dado um problema mais sério, e aí não teria jogo agora”, disse, ao Sportv.

O goleiro do Macaé, que teve passagem recente pelo Fluminense, acredita que foi reconhecido pelos agressores. “Eles estavam com latas, com garrafas, e quando vi aquilo, procurei agir da forma como deu: me colocando na frente das mulheres, das crianças, das pessoas de mais idade. Mas alguém me reconheceu, com certeza”, complementou.

A Polícia Militar identificou três suspeitos durante a partida e os levou no vestiário do Macaé no intervalo para Berna tentar identificar. O goleiro, ainda atordoado, não os reconheceu.