Topo

Carioca - 2019

Agressões físicas e verbais colocam Flamengo em pauta nos tribunais

Eduardo Bandeira de Mello, presidente do Flamengo, entrará com ação na Justiça Comum contra a Ferj - Pedro Ivo Almeida/UOL
Eduardo Bandeira de Mello, presidente do Flamengo, entrará com ação na Justiça Comum contra a Ferj Imagem: Pedro Ivo Almeida/UOL

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/02/2015 06h00

O ano mal começou, mas o Flamengo já começará a dar trabalho nos tribunais. Seja na esfera comum ou desportiva, o Rubro-Negro promete virar pauta durante a semana na Justiça por conta dos episódios polêmicos em que se envolveu nos últimos dias.

A primeira medida jurídica deverá partir do próprio clube e tem como alvo a Federação de Futebol do Rio de Janeiro. Após um embate por conta dos preços dos ingressos para o Campeonato Carioca de 2015, o presidente Eduardo Bandeira de Mello alegou ter sido agredido verbalmente pelo presidente da entidade, Rubens Lopes.

De acordo com o dirigente rubro-negro, uma ação será movida na Justiça Comum para equiparar possíveis prejuízos financeiros e comerciais do Flamengo. Não bastasse isso, ele fará ainda uma de cunho pessoal, por ter se sentido ofendido pelo cartola.

No outro lado da moeda, o clube deverá ficar na mira do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) por conta do episódio de invasão de torcedores flamenguistas ao vestiário do Macaé na partida deste sábado, que culminou na agressão ao goleiro Ricardo Berna.

Diretor de competições da Ferj, Marcelo Viana informou que o Flamengo pode ser punido mesmo não sendo o mandante do duelo.

“Vou encaminhar os fatos para o TJD. Há vários artigos tanto no código desportivo brasileiro quanto no regulamento em que ambos podem ser enquadrados. O mandante por ter providenciado a segurança ou o visitante por sua torcida ter cometido um ato. Vou encaminhar para os auditores e eles vão adotar as medidas punitivas”, disse ao Sportv.

Eduardo Bandeira de Mello, por sua vez, preferiu adotar a cautela e ainda levanta dúvidas se os vândalos são mesmo torcedores do Flamengo.

“Qual foi a torcida? Tem que esperar o andamento das investigações para saber se houve agressão. Tem que saber se foram torcedores do Flamengo, podem não ter sido também. Não vou ficar especulando aqui”, disse.

Durante a partida, a Polícia Militar prendeu três suspeitos e os levou ao goleiro Ricardo Berna para que o mesmo os identificasse. Ainda muito nervoso, o arqueiro não os identificou.