Topo

Carioca - 2019

Luxemburgo muda discurso e pede punição a culpados por invasão a vestiário

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/02/2015 15h28

O Flamengo enfrentará problemas no TJD-RJ (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro) por causa da invasão ao vestiário do Macaé no estádio Moacyrzão, antes da estreia do clube no Campeonato Carioca. Com a repercussão do episódio, o técnico Vanderlei Luxemburgo voltou ao tema nesta sexta-feira e mudou o discurso.

Após o empate por 1 a 1 no último sábado, o treinador disse que “nada tinha com isso” quando questionado sobre o ato de violência, que terminou com agressão ao goleiro Ricardo Berna, furtos e depredação do local.

Luxemburgo voltou a falar sobre o tema e resolveu cobrar. Ele pediu que o episódio seja apurado pelas autoridades e que os culpados pelas cenas de violência sejam responsabilizados. O goleiro Ricardo Berna prestou depoimento e registrou queixa na delegacia de polícia por causa do soco que levou no rosto.

“O caso tem que ser apurado. Futebol é assim: tem denúncias e mais denúncias, mas não apuram nada. O culpado tem que ser responsabilizado. Se o Flamengo for o culpado, tem de pagar. Mas tudo tem que ser apurado antes. Seja o Macaé, seja a polícia ou até mesmo a própria Federação”, avisou o treinador.

No TJD-RJ, Macaé e Flamengo serão denunciados no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. O Flamengo entra na pauta por causa da invasão de seus torcedores. O Macaé, por ser o responsável pela segurança no estádio, também corre risco de punição.

Os clubes correm risco de levar de multa, que varia de R$ 100,00 a R$ 100.000,00. Se houver rigidez do TJD-RJ, Macaé e Flamengo podem perder até dez jogos de mando de campo. O artigo 213 define que esta punição pode ser aplicada quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo.