Topo

Carioca - 2019

Temporal anunciado no Rio esvazia jogo do Vasco e torcida ironiza prefeito

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/02/2015 06h00

O alerta geral do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, de que uma grande tempestade poderia acontecer na cidade nesta quinta-feira teve impacto diretamente no jogo do Vasco. Temendo um possível caos e até mesmo com a dúvida se a partida seria realizada nestas condições, apenas 6.557 pagantes e 7.285 presentes estiveram em São Januário em duelo com o Madureira.

Quem se encorajou em comparecer, porém, não perdeu a oportunidade de ironizar a autoridade que, curiosamente, é um vascaíno declarado. Com apenas dez minutos de chuva forte antes mesmo da bola rolar, um grupo de torcedores puxou o coro na arquibancada:“Ol, ol, ol, temporal é só de gol!”.

Funcionários no clube culparam o baixo público por conta de todas as orientações que foram dadas ao longo do dia, principalmente pelo fato de que, segundo a meteorologia, tal tempestade aconteceria no fim da tarde, portanto, relativamente próxima ao horário do jogo, que teve início às 21h.

Mais cedo, o diretor de competições da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), Marcelo Viana, tranquilizava os torcedores que se encaminhavam ao estádio.

“A partida está mantida. Já estamos aqui em São Januário, com os portões abertos, os ingressos vendidos, o público chegando e não vejo motivos, pelo menos por enquanto, de preocupação ou algo parecido para que a partida não aconteça”, disse à Rádio Globo o diretor, ressaltando que o cancelamento só poderia ser feito pela Ferj até três horas antes da partida, já que, passado este tempo, somente o árbitro tem este poder de decisão.

Para o técnico Doriva, o público foi considerado bom em virtude de todo o temor que foi criado em relação ao tempo na cidade.

“Eu acho que diante desta situação, de todo o alerta e preocupação, a torcida do Vasco compareceu, mas essa presença vai aumentar”, destacou.

Questionado se a delegação estava precavida para um possível cancelamento de partida, Doriva afirmou que isso não chegou a ser cogitado:

“A gente comentou sobre o tema mas, sinceramente, não passou pela nossa cabeça essa preocupação”.

Prefeitura mobilizou diversos órgãos
Logo às 6h da manhã, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, convocou uma coletiva e alertou sobre os perigos que uma possível tempestade poderia causar na cidade. Vários órgãos públicos foram mobilizados num total de 3.200 homens.

Diversas empresas liberaram seus funcionários do expediente mais cedo e um pequeno corre-corre pôde ser visto em alguns pontos, como Centro e Zona Sul.

Embora um certo temor tenha sido causado na população, a chuva que caiu não teve a intensidade esperada e atingiu somente a Zona Oeste, a Zona Norte e o Centro por um período curto, sem causar grandes transtornos.