Topo

Carioca - 2019

Aposta com nome de Zico é solução no Fla após fracasso. Mas sem vestir a 10

Arthur Maia tem desafio no Flamengo: confirmar fama adquirida nas categorias de base - Gilvan de Souza/Flamengo
Arthur Maia tem desafio no Flamengo: confirmar fama adquirida nas categorias de base Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/02/2015 06h00

Contratado sem alarde e visto como uma peça para o futuro, Arthur Maia inicia trajetória no Flamengo de forma diferente da esperada por torcedores e diretoria. Antes aposta, agora é solução. O atleta, batizado há 22 anos em homenagem ao ídolo Zico, teve nas categorias de base as suas credenciais para chegar à Gávea.

As poucas informações a seu respeito são aliados, já que diminuem pressão e expectativas. Vanderlei Luxemburgo, no entanto, começa a colocar Arthur Maia em evidência.

Neste início de campanha no Campeonato Carioca, o meia tomou posição no meio campo e aproveita boa largada em 2015. O espaço ganho antes do planejado acontece pelo fracasso rubro-negro no mercado. O clube não conseguiu contratar um nome de peso para a posição.

Sobrou para Arthur Maia, que já fez gol e tenta provar que pode ser o escolhido para a posição mesmo com o Flamengo de olho em oportunidades para o meio da temporada. Montillo segue como plano A da diretoria para preencher a camisa 10 do elenco, ainda vaga.

Formado no Vitória, o meia é alagoano nasceu em berço flamenguista. Arthur Antunes Coimbra, o Zico, foi a inspiração de seu pai para batizá-lo. A homenagem traz à tona lembranças do ídolo. A cautela em torno do jogador é grande, e a camisa 10 para o reforço nem foi cogitada. Arthur Maia joga com o número 19.

A intenção é evitar qualquer chance de comparação. O jovem alagoano ainda tenta se firmar no profissional após traçar trajetória de sucesso na base. Com dez anos, Arthur Maia chegou ao Vitória. O meia sempre se destacou em seu processo de formação no clube baiano e teve chances de defender as categorias inferiores da seleção brasileira.

Promovido, mas sem muitas oportunidades no Vitória, ele decidiu tentar a sorte no Joinville em 2013. Não foi bem e acabou repassado ao América-RN no ano seguinte. Mesmo com o time rebaixado na Série B, ele foi aprovado por Luxemburgo e tem a melhor oportunidade da carreira.

Contra a Cabofriense nesta quarta-feira, Arthur Maia se mantém entre os titulares. Com retornos de Eduardo da Silva e Gabriel, que se livraram de problemas físicos, haverá uma briga maior pela titularidade. O camisa 19 tenta garantir espaço para não ser reconhecido apenas como uma promessa.