Topo

Carioca - 2019

Bola parada faz Vasco bater Macaé em dia de homenagem a Everton Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/02/2015 21h25

O Vasco reservou a partida desta quinta-feira, contra o Macaé, em São Januário, para prestar uma homenagem a Everton Costa, que anunciou sua aposentadoria por conta de problemas cardíacos. E o ex-atacante do Cruzmaltino deve ter ficado satisfeito com o que viu, pois através de três gols oriundos de bola parada, o time venceu com facilidade por 3 a 0 e se manteve vivo na disputa por uma vaga para as semifinais do Campeonato Carioca.

Antes de a bola rolar, a equipe entrou em campo com uma camisa que continha o número 17 - em alusão ao que era usado pelo ex-jogador no Vasco - e uma mensagem: “Força, Everton”.

Fases do jogo: O jogo teve início de forma morosa, muito truncado no meio de campo e com as equipes errando muitos passes. O Macaé explorava os contra-ataques e chegava com mais perigo. Sem emoções, o primeiro tempo parecia se encaminhar para um sonolento 0 a 0, mas o meia Bernardo, em uma de suas especialidades, cobrou falta com perfeição aos 32 minutos e abriu o placar. Seis minutos depois, após rebote de escanteio, Montoya ampliou com um chute de fora da área.

Na etapa final, o Vasco se preocupou mais em administrar o resultado e pouco se arriscou. O técnico Doriva colocou Thalles na vaga de Rafael Silva e o jovem atacante até deu mais mobilidade ao time, mas foi mais uma vez através da bola parada que o Cruzmaltino fechou o caixão, quando o zagueiro Rodrigo cobrou falta no canto do goleiro Ricardo Berna.

O melhor - Guiñazu: Voltando de lesão, o argentino mostrou sua habitual entrega roubando muitas bolas e demonstrando bastante disposição.

O pior - Rafael Silva: Muito isolado, o atacante não conseguiu se desvencilhar para encontrar espaços e pouco fez.

Chave do jogo: O Vasco chegou à vitória através da bola parada. Primeiro com Bernardo, em cobrança direta. Depois através de um escanteio da direita que deu rebote e Montoya aproveitou. No fim, Rodrigo ainda cobrou no cantinho e liquidou a fatura. Com a bola rolando, no entanto, o Cruzmaltino teve dificuldades para criar jogadas.

Para lembrar:

- Na comemoração de seu gol, o meia Bernardo fez a dança do “Trem Bala da Colina”, que ficou famosa em 2011 com o time campeão da Copa do Brasil. O jogador justificou revelando que torcedores estavam pedido isto em suas redes sociais.

VASCO 3 X 0 MACAÉ
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 12 de fevereiro de 2015
Horário: 19h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda
Assistentes: Rodrigo Pereira Joia e Silbert Faria Sisquim
Renda e público: R$ 92.415 / 5.418 pagantes e 5.831 presentes 
Cartões amarelos: Guiñazu, Montoya, Jhon Cley (VAS); Brinner (MAC)
Cartões vermelhos: Não houve
Gols: Bernardo, aos 32 minutos do primeiro tempo (VAS); Montoya, aos 38 minutos do primeiro tempo (VAS); Rodrigo, aos 40 minutos do segundo tempo (VAS)

VASCO
Martin Silva; Nei, Luan, Rodrigo e Christiano; Guiñazu, Serginho e Bernardo (Julio dos Santos); Marcinho, Montoya (Jhon Cley) e Rafael Silva (Thalles)
Técnico: Doriva

MACAÉ
Ricardo Berna; Dos Santos, Brinner, Filipe Machado e Diego; Gedeil, Alisson (Éberson), Juninho (Marquinho) e Aloisio (Pedro Oldoni); Pipico e Giancarlo
Técnico: Josué Teixeira