Topo

Carioca - 2019

Léo Moura assina com time de Ronaldo e trocará Flamengo pelos EUA

Léo Moura em 2014, quando completou 500 jogos com a camisa do Flamengo - Gilvan de Souza / Flamengo
Léo Moura em 2014, quando completou 500 jogos com a camisa do Flamengo Imagem: Gilvan de Souza / Flamengo

Gustavo Franceschini e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

19/02/2015 15h17

Léo Moura acertou sua transferência para o Fort Lauderdale Strikers, equipe dos EUA que tem Ronaldo como um dos sócios. Depois de quase dez anos, o lateral deve trocar o Flamengo pela segunda divisão da liga norte-americana.

A informação foi divulgada pela coluna do jornalista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, que falava em uma mudança no meio do Campeonato Carioca. A reportagem do UOL Esporte apurou que as partes entraram em acordo e o jogador, inclusive, já assinou um pré-contrato de três anos com o clube norte-americano.

O lateral-direito agora negociará com o Flamengo a data de sua saída. Após uma longa novela, Léo Moura assinou um contrato até o final do Estadual do Rio - maio. No entanto, uma cláusula permite a liberação de maneira antecipada em caso de proposta do exterior.

Léo Moura deve vestir a camisa 10 do clube, que poderá ter o próprio Ronaldo como reforço em breve. A equipe, que foi comprada por novos donos no ano passado, é uma das principais da liga de acesso da MLS, a primeira divisão do futebol local.

A mudança de Léo Moura se deve, em parte, ao atual momento do lateral no Flamengo. Dez anos depois de chegar ao clube em que conquistou oito títulos (cinco Cariocas, duas Copas do Brasil e um Brasileiro), ele está com pouco espaço no elenco rubro-negro.

No início de 2015, Vanderlei Luxemburgo tem usado Pará, seu velho conhecido nos tempos de Grêmio, na lateral direita.  Léo Moura chegou a ser testado como meia, mas não convenceu. Hoje, por exemplo, começará o jogo contra o Boavista, pelo Estadual do Rio, no banco de reservas. 

A tendência, porém, é que ele não se despeça imediatamente. A liga norte-americana começa em 4 de abril, e até lá Léo Moura terá a chance de despedir-se do Flamengo. Mais cedo, o próprio empresário do jogador, Eduardo Uram, já havia falado sobre a possibilidade de acerto.

"Ele tem o interesse de jogar nos Estados Unidos. Falamos que jogar nos Estados Unidos seria a forma de ele estender a carreira e não perder essa identificação com o Flamengo, não jogando em outro time do Brasil. É um interesse recente. Agora é tramitar as coisas. No meu retorno, vou negociar a saída dele, até quando ele vai poder jogar até por conta do calendário que ele terá que cumprir se confirmando a negociação", disse ele, que está nos Estados Unidos, à Rádio Brasil.

*Atualizada às 19h02