Topo

Carioca - 2019

Após polêmica do Maracanã, Fluminense e Vasco duelam no Engenhão

Fred e Rodrigo travam novo duelo neste domingo no Engenhão: quem vai levar a melhor? - Fernando Cazaes/Photocamera
Fred e Rodrigo travam novo duelo neste domingo no Engenhão: quem vai levar a melhor? Imagem: Fernando Cazaes/Photocamera

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/02/2015 06h01

Polêmicas, discussões, alfinetadas e nenhum sinal de acordo. Não bastasse a natural rivalidade, Fluminense e Vasco entram em campo neste domingo, às 18h30, envolvidos com a grande confusão que culminou na transferência do local da partida do Maracanã para o Engenhão.

Toda a discussão teve início quando o presidente cruzmaltino, Eurico Miranda, alegou que só colocaria sua equipe em campo no Maracanã caso a torcida vascaína ocupasse o lado direito das cabines de rádio, local tradicional dos torcedores de São Januário. A alegação do dirigente era a de que o clube havia obtido tal direito em 1950, por ter sido o primeiro time a ser campeão carioca no estádio.

Em 2013, porém,  o Tricolor, assim como o Flamengo, assinou um contrato com o consórcio que administra o Maracanã e escolheu justamente o lado direito para recepcionar seus torcedores. Firme em sua posição, o clube das Laranjeiras não abriu mão de seu direito e o impasse foi criado.

Sem acordo, coube a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) apresentar como solução a transferência do local para o Engenhão. Porém, o estádio, de propriedade do Botafogo, ainda passa por ajustes e não estará com toda a sua capacidade liberada. Somente com os anéis inferiores disponíveis, apenas 20 mil ingressos foram colocados à venda.

Sem querer alimentar ainda mais a polêmica, o atacante tricolor Fred tratou de colocar panos quentes:

"Acho que essas brigas e polêmicas extracampo não afetam tanto aos jogadores. O que mais marca são os jogos disputados o ano inteiro. Isso que aconteceu não influencia muito", disse o camisa 9, que ressaltou preferir atuar no Maracanã, mas lembrou que no Engenhão o Flu já teve conquistas importantes, como o Brasileiro de 2009.

No que se refere às quatro linhas, o Fluminense tem algumas mudanças e dúvidas. O zagueiro Victor Oliveira entra na vaga de João Filipe. Já no meio de campo, Edson, com uma torção no joelho direito, e Wagner, com uma torção no tornozelo esquerdo, são dúvidas. Caso não tenham condições de atuar, entram Rafinha e Vinícius.

Pelo lado do Vasco, as mudanças são maiores. Insatisfeito com o desempenho do time no empate em 1 a 1 com o Barra Mansa, o técnico Doriva poderá fazer até cinco substituições, sendo quatro de ordem técnica e uma por conta de suspensão. Devem sair Nei, Anderson Salles, Montoya e Thalles para as entradas de Madson, Rodrigo, Rafael Silva e Gilberto. Julio Santos ocupa a vaga de Bernardo, que foi expulso no último jogo.

FLUMINENSE X VASCO
Data: 22/02/2015, neste domingo
Horário: 18h30 (horário de Brasília)
Local: Engenhão, Rio de Janeiro
Árbitro: Luis Antônio Silva dos Santos
Assistentes: Wagner de Almeida Santos e Gilberto Stina Pereira

Fluminense
Diego Cavalieri, Wellington Silva, Henrique, Victor Oliveira e Giovanni; Rafinha (Edson), Jean, Vinicius (Wagner), Marlone e Lucas Gomes; Fred
Técnico: Cristóvão Borges

Vasco
Martin Silva, Madson, Luan, Rodrigo e Christiano; Guiñazu, Serginho, Julio dos Santos e Marcinho; Rafael Silva e Gilberto (Thalles)
Técnico: Doriva​