Topo

Carioca - 2019

Garotada derrapa, e pressão sobre Cristóvão Borges aumenta no Fluminense

Destaque no início do Carioca, Robert perdeu espaço nos últimos jogos com Cristóvão - Nelson Perezz/Fluminense FC
Destaque no início do Carioca, Robert perdeu espaço nos últimos jogos com Cristóvão Imagem: Nelson Perezz/Fluminense FC

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/02/2015 06h00

Os maus resultados do Fluminense nas duas últimas rodadas do Campeonato Carioca não foram bem recebidos nas Laranjeiras. Enquanto o time formado em grande parte por garotos derrapa após um bom início de competição, o técnico Cristóvão Borges vê a pressão sobre seu nome aumentar no clube.

O treinador é um dos entusiastas da garotada que o Fluminense tem lançado neste começo de ano, mas as derrotas para Volta Redonda (2 a 1) e Vasco (1 a 0) nas últimas rodadas deixaram claro que o elenco ainda carece de experiência. E Cristóvão começa a ser questionado internamente pelas escolhas.

A pressão é por ao menos uma vitória contra Resende ou Botafogo nas duas próximas rodadas. Caso o Fluminense não consiga um triunfo em um dos jogos ou tropece no primeiro deles, o cargo de Cristóvão estará ameaçado nas Laranjeiras.

Apesar da situação, Cristóvão mantém a calma no Fluminense. Os questionamentos ao treinador não são inéditos e também foram intensos no ano passado, principalmente quando o Tricolor derrapou no começo do segundo turno do Campeonato Brasileiro, o que afastou a equipe da zona de classificação para a Libertadores.

“Não sinto ameaça alguma. O futebol brasileiro gira em torno de resultado, mas isso tem até melhorado. Vemos alguns trabalhos de bastante tempo, estamos avançando. Mas ainda é tudo muito ligado ao resultado, sim”, ressaltou Cristóvão após a derrota para o Vasco no último domingo, pela sexta rodada.

O rendimento instável dos jovens é um dos motivos para as críticas internas ao trabalho do treinador. A reclamação é de que Cristóvão não estaria sabendo administrar da melhor forma o potencial de garotos como Kenedy, Gerson e Robert, entre outros.

Para Cristóvão, no entanto, os jovens não caíram tanto de rendimento. O treinador vê uma análise negativa baseada muito mais nos resultados frustrantes dos últimos dois jogos do Tricolor.

“O que influenciou o resultado [contra o Vasco] foi o nosso jogo. A entrada dos garotos... eles estão bem, entraram com personalidade. O Kenedy está junto com a gente desde o ano passado. O Gerson entrou hoje e é um jogador de muito potencial. Não há problema nenhum”, analisou o técnico tricolor.

Ainda com a chance de manter a tranquilidade no cargo, Cristóvão Borges comanda o Fluminense contra o Resende em Volta Redonda no próximo domingo, pela sétima rodada do Campeonato Carioca.