Topo

Carioca - 2019

Substitutos não emplacam, e Fluminense sofre com ausência de Conca

Reforço para 2015, Marlone é um dos possíveis substitutos para Conca no Flu - Nelson Perez/Fluminense FC
Reforço para 2015, Marlone é um dos possíveis substitutos para Conca no Flu Imagem: Nelson Perez/Fluminense FC

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/02/2015 06h00

O Fluminense não tem tido vida fácil no meio campo desde a saída de Conca para o futebol chinês. Se Vinicius, Robert e Marlone chegaram a ter boas atuações em jogos do Campeonato Carioca, nenhum deles emplacou como substituto real do argentino no setor, que teve desempenho discreto nas últimas rodadas.

Os três jogadores têm em comum o fato de serem jovens ainda em busca de um espaço no futebol nacional. Enquanto Robert faz algumas de suas primeiras partidas entre os profissionais após a passagem nas categorias de base do Tricolor, Vinicius e Marlone tentam emplacar uma sequência em um grande time brasileiro.

Um dos reforços que gerou mais expectativa na torcida antes da temporada, Marlone foi bem contra Nova Iguaçu (4 a 1) e Bangu (2 a 1), mas não conseguiu manter o ritmo nas partidas seguintes. O mesmo aconteceu com Robert, que brilhou nos mesmos jogos, mas perdeu espaço após ser discreto nos duelos que vieram depois.

Vindo do Náutico sem muita badalação, Vinicius começou a temporada entre os titulares e agradou nos primeiros jogos, mas depois perdeu espaço com atuações discretas. Hoje, luta com os companheiros de setor por uma vaga em igualdade de condições.

A dificuldade ficou clara na derrota para o Vasco por 1 a 0 no último domingo, quando o Fluminense pouco criou e foi facilmente dominado pelo rival. O técnico Cristóvão Borges reconheceu o desempenho abaixo do esperado, mas disse que foi um problema somente desta partida.

“Nós tínhamos o Conca, mas sem ele criamos a alternativa para chegar ao ataque de outra forma, com triangulações pelos lados do campo. Estamos em uma crescente, mas neste jogo não funcionou”, lamentou Cristóvão.

O único titular absoluto na armação hoje é Wagner, que desfalcou a equipe nos últimos jogos por conta de dores no tornozelo esquerdo. Vinicius, Marlone e Robert lutam pela outra vaga restante, e ainda devem encarar a concorrência de Gerson, que retornou recentemente da seleção brasileira sub-20.

O titular na partida contra o Resende, no domingo, ainda não está definido. O técnico Cristóvão Borges vai usar a semana para definir o meio-campo para o jogo válido pela sexta rodada do Carioca, marcado para Volta Redonda.