Topo

Carioca - 2019

Defesa não convence, e Flu aposta em retorno de dupla por reação

Ao lado do jovem Marlon, Gum é uma das esperanças para a zaga tricolor - Fernando Cazaes/Photocamera
Ao lado do jovem Marlon, Gum é uma das esperanças para a zaga tricolor Imagem: Fernando Cazaes/Photocamera

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/03/2015 06h00

O setor defensivo tem sido o maior motivo de preocupação do Fluminense neste começo de temporada. O Tricolor já testou quatro zagueiros durante este Campeonato Carioca, mas ainda não teve um desempenho convincente. A expectativa é que a volta dos antes titulares Gum e Marlon possa resolver o problema em breve.

A defesa do Fluminense é a pior entre os grandes que disputam o Campeonato Carioca, com seis gols sofridos em sete jogos. O Vasco, por exemplo, sofreu apenas dois e é o time menos vazado na competição. A marca do Tricolor é a mesma do quarto lugar Volta Redonda, com seis, e pior que a do sexto, Madureira, que sofreu apenas quatro gols.

Gum voltou a treinar recentemente após se recuperar das complicações de uma cirurgia para retirada do apêndice, no fim do ano passado. Já Marlon fraturou o nariz enquanto disputava o Sul Americano Sub-20 pela seleção brasileira, no começo de fevereiro. Ele teve de realizar cirurgia no local e só nesta semana passou a treinar com os companheiros normalmente.

Com boas atuações no ano passado, Gum e Marlon são jogadores da confiança do técnico Cristóvão Borges. Enquanto isso, Guilherme Mattis e Victor Oliveira esbarram em certa irregularidade.  Henrique, por sua vez, também não tem tido grandes atuações com a camisa tricolor.

Curiosamente, a dupla atuou junta somente em três oportunidades, nos jogos contra São Paulo, Atlético Mineiro e Bahia, no primeiro turno do último Campeonato Brasileiro. Na ocasião, Marlon substituía Elivelton, que sofreu lesão na partida contra o Tricolor paulista. Depois, no entanto, eles não mais estiveram em campo simultaneamente pelo Fluminense.

Marlon deve ser o primeiro a retornar aos gramados. O jovem treinou como titular na última quarta-feira e não mostrou dificuldades mesmo ainda atuando com uma máscara para proteger o nariz. Existe a possibilidade até mesmo que ele ganhe a vaga para o clássico contra o Botafogo, marcado para domingo.

Já para Gum, a expectativa é um pouco menos otimista. Afastado dos gramados desde o fim do último Campeonato Brasileiro, o zagueiro passou por um longo período de inatividade. Além disso, ele já havia passado por uma lesão no fim de 2014 que o tirou dos campos por quatro meses. O retorno, na ocasião, aconteceu justamente na última rodada da competição nacional, no dia 7 de dezembro, última partida oficial do atleta.

O Fluminense encara o Botafogo no próximo domingo, pela oitava rodada do Campeonato Carioca. Este será o primeiro clássico do ano no Maracanã para o Tricolor, que enfrentou o Vasco no Engenhão após disputa nos bastidores.

Após derrotas seguidas para Vasco e Volta Redonda, o Fluminense voltou a vencer no último final de semana, contra o Resende. O Tricolor está na terceira posição do Campeonato Carioca, com 15 pontos, atrás apenas de Vasco e Botafogo.