Topo

Carioca - 2019

Cristóvão culpa mudanças no Flu por pressão e diz ver cobrança como desafio

O técnico Cristóvão Borges enfrenta questionamentos no Fluminense  - Bruno Haddad/Fluminense FC
O técnico Cristóvão Borges enfrenta questionamentos no Fluminense Imagem: Bruno Haddad/Fluminense FC

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/03/2015 11h32

Questionado no Fluminense, o técnico Cristóvão Borges apontou a nova realidade do clube após o fim da parceria com a Unimed Rio como principal motivo para a pressão sobre seu trabalho neste começo de ano. Para o treinador, a necessidade de remontar o elenco em pouco tempo e a falta de paciência para se adequar às mudanças são duros desafios para o futebol tricolor.

"Começamos com um grupo novo, depois de ter perdido sete jogadores. Temos que reconstruir, o que significa tempo. Mas o futebol é para ontem. Como tem que dar resultado, tem que dar a sorte de refazer e conseguir resultados. Conseguimos alguns, outros não”, explicou o técnico, que disse ver a pressão como desafio.

“O desafio de refazer o time diante dessa cobrança me motiva. Sei que preciso dar resultados e acredito no que estamos fazendo. Não estou aqui para pedir paciência para ninguém”, complementou Cristóvão.

Na última quinta, o capitão Fred saiu em defesa de Cristóvão e disse que iria 'até o fim' com o treinador. Questionado sobre o apoio do principal jogador do elenco, o técnico ressaltou a importância da postura do camisa 9.

" É sempre importante. No Fluminense, as coisas giram muito em cima do Fred. Capitão, jogador mais importantes, postura profissional, referência positiva... Fico feliz de ele pensar assim. O que me motivou foi realmente essa reconstrução. Sabia que ia ser difícil e que ia ser pressionado”, lembrou o treinador.

Cristóvão admitiu também a importância de uma vitória sobre o Botafogo às 18h30 deste domingo, pela oitava rodada do Campeonato Carioca. Uma derrota no Maracanã deixaria o treinador bastante ameaçado no cargo.

"Seria muito importante para que os jogadores fiquem mais à vontade. Discordamos de muitas análises que são feitas. As coisas são simplistas demais, e para nós nunca foi assim. Não ficamos apavorados quando as coisas não vão certo, e nem soltamos morteiro quando vencemos...”, argumentou o treinador.

Em busca da segunda vitória seguida após o triunfo sobre o Resende no último domingo, Cristóvão confirmou o time diante do Botafogo com a seguinte escalação: Diego Cavalieri, Wellington Silva, Henrique, Marlon e Giovanni; Edson, Jean, Gerson e Wágner; Kenedy e Fred.

A situação de Cristóvão ficou mais complicada após a demissão de Enderson Moreira no Santos. O técnico é sonho antigo da diretoria do Fluminense e seria o provável substituto no caso de uma demissão do comandante tricolor. 

Apesar de restrospecto favorável, Fred enaltece Jefferson