Topo

Carioca - 2019

Demissão de Enderson aumenta pressão no Flu sobre Cristóvão para clássico

O técnico Cristóvão Borges convive com a sombra de Enderson nas Laranjeiras - Fernando Cazaes/Photocamera
O técnico Cristóvão Borges convive com a sombra de Enderson nas Laranjeiras Imagem: Fernando Cazaes/Photocamera

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/03/2015 06h00

Mesmo com a vitória por 1 a 0 sobre o Resende no último final de semana, a situação de Cristóvão Borges como técnico do Fluminense não é nada fácil. O treinador ganhou sobrevida com o triunfo pelo Carioca, mas viu a pressão aumentar novamente sobre si na última quinta, quando o Santos demitiu Enderson Moreira, antigo sonho da diretoria tricolor. Com isso, o comandante chega ao clássico das 18h30 de domingo, contra o Botafogo, pelo Estadual, precisando ainda mais de um resultado positivo no Maracanã.

Era Enderson o nome visto como ideal pelo presidente do Fluminense, Peter Siemsen, para substituir Cristóvão já no fim do ano passado. O mandatário, porém, acabou convencido pelo vice de futebol Mário Bittencourt a manter o treinador nas Laranjeiras. O problema é que, agora, até mesmo o segundo tem dúvidas sobre o trabalho do comandante.

A pressão interna nas Laranjeiras por uma troca de treinador também é grande desde as derrotas seguidas para Vasco e Volta Redonda, sequência interrompida com o triunfo diante do Resende no último domingo. Nos bastidores, no entanto, Cristóvão continua pouco prestigiado. O diagnóstico é de que outro técnico poderia fazer o elenco render mais que no momento.

"Estou com o Cristóvão até o final, assim como todo grupo. Uma vitória no domingo acalma os ânimos de quem pode pensar alguma coisa negativa. Ele tem muita competência e foi corajoso de assumir o Fluminense com todas essas mudanças que tiveram para este ano. O grupo está com ele e temos que sair desta situação. Nós jogadores temos que assumir responsabilidade", defendeu o capitão Fred.

Enderson, por outro lado, é visto com bons olhos por Peter Siemsen e Mário Bittencourt. O treinador trabalhou no Fluminense como interino entre a saída de Muricy Ramalho e a chegada de Abel Braga, em 2011.  Na ocasião, ele chegou a comandar a equipe na Libertadores e teve retrospecto geral de sete vitórias, dois empates e três derrotas em 12 partidas.

Mesmo tendo saído em defesa de Cristóvão Borges, Fred também não seria contrariado com a chegada de Enderson Moreira. O capitão tricolor e o treinador têm o mesmo empresário, além de um bom relacionamento erguido na passagem do ex-comandante do Santos pelas Laranjeiras.

Outro jogador com bom relacionamento com Enderson Moreira é o atacante Walter, que brilhou com o treinador no Goiás em 2013. Não à toa, o técnico insistia pela sua contratação até os últimos momentos na Vila Belmiro.  Por outro lado, o gordinho nunca chegou a ter a mesma relação com Cristóvão, com quem tem tido poucas oportunidades desde o segundo semestre de 2014.

Hoje ameaçado, Cristóvão chegou ao Fluminense em abril do ano passado após passagem apagada de Renato Gaúcho pelo cargo. O treinador empolgou a torcida com boas exibições do Tricolor e a luta pela liderança do Brasileiro, mas o time acabou caindo de desempenho no segundo turno da competição. Desde então, a demissão do treinador é pedida nos bastidores das Laranjeiras. Agora, porém, a cobrança toma contornos mais fortes.