Topo

Carioca - 2019

Promessas do Flu decidem e dão paz a Cristóvão com virada sobre Botafogo

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/03/2015 20h20

Com gols dos jovens Gerson e Kenedy, o Fluminense venceu o Botafogo de virada por 3 a 1 na noite deste domingo, no Maracanã, pela oitava rodada do Campeonato Carioca. O resultado deu um pouco mais de tranquilidade ao técnico tricolor Cristóvão Borges, muito pressionado nas Laranjeiras nas últimas semanas. Fred ainda marcou o terceiro da equipe nos últimos minutos do clássico.

Com a vitória, o Fluminense está na terceira colocação do Campeonato Carioca, com 18 pontos. O Tricolor segue atrás apenas de Botafogo e Vasco na competição, com o Cruzmaltino com 20 e o Alvinegro com 18. O Alvinegro, inclusive, estava invicto até a derrota deste domingo.

O Fluminense volta a campo na quinta-feira, contra o Bonsucesso, enquanto o Botafogo encara o Tigres na quarta, ambas partidas pela nona rodada do Campeonato Carioca.

Fases do jogo:

O clássico começou movimentado no Maracanã. O Botafogo assustaria logo no primeiro minuto, com uma bobeada de Marlon que permitiu que Jobson tomasse a bola e chegasse muito perto de invadir a área, até ser derrubado por Giovani. O domínio alvinegro, no entanto, duraria apenas por este momento.

Tudo porque o Fluminense logo tomou as rédeas da partida, com um toque de bola envolvente que levava vantagem sobre a marcação do Botafogo sem maior dificuldade. Aos 9min, Jefferson teve que salvar o Alvinegro após chute de Fred em boa jogada de Gerson.

Porém, enquanto o meio campo e o ataque animavam o torcedor do Fluminense, a zaga dava sustos. A defesa tricolor não se acertava em campo e acabava criando chances para o rival. A instabilidade criou espaço para o Botafogo, que quase abriu o placar com Jobson em outra falha de Marlon, aos 27min, quando o atacante tentou encobrir Diego Cavalieri, mas bateu por cima da trave.

O Fluminense, porém, não teria a mesma sorte dois minutos depois. Pela direita, Bill tabelou com Gilberto e invadiu a área. Na sequência, Cavalieri abafou o lance e a bola acabou sobrando para Jobson, completamente livre, apenas empurrá-la para o gol vazio. Pouco depois, Renan Fonseca quase amplia de cabeça após cobrança de escanteio.

Mesmo com o apagão, o Fluminense reagiu rápido. Em busca do empate, o Tricolor se reequilibrou e voltou a chegar com perigo usando a troca de passes. Foi em um dessas jogadas que, aos 36min, Wagner furou na entrada da área e a bola sobrou para Kenedy livre na direita. Com muita categoria, o jovem apenas tocou no canto oposto de Jefferson para igualar o marcador antes do intervalo.

O segundo tempo começou em ritmo parecido, com o Fluminense melhor em campo. O Tricolor assustou logo aos 4min, quando Jefferson precisou se esticar para impedir gol de cabeça de Fred. Na sequência, Edson arriscou de longe e a bola passou perto do travessão.

Aos poucos, no entanto, o jogo foi ficando morno embora ainda com o domínio do Fluminense. O Tricolor seria recompensado pelo melhor futebol aos 25min, quando Gerson apareceu na cara de Jefferson e mostrou calma para marcar seu primeiro gol como profissional e botar o time na frente no placar.

O Botafogo ainda lutou por um empate, mas era facilmente detido pelo rival. Superior, o Fluminense conseguiria ampliar aos 38min, com Fred recebendo lançamento na entrada da área e tocando na saída de Jefferson. A partir daí, foi apenas o torcedor tricolor esperar o apito final para comemorar a vitória no clássico.

O melhor: Gerson - Muito bem no jogo apesar dos 17 anos, o meia comandou a armação de jogadas do Fluminense e brilhou ao marcar o gol da vitória do time sobre o Botafogo no segundo tempo da partida.

O pior: Marlon – Fora de ritmo, o zagueiro foi muito mal em seu retorno aos campos após um mês parado por uma fratura no nariz. Normalmente seguro, o jogador cometeu erros bobos e permitiu que Jobson fosse muito perigoso para o Botafogo.

Chave do jogo: Os garotos do Fluminense. Destaques durante toda a partida, Kenedy e Gerson marcaram um gol cada e foram os responsáveis diretos pela vitória do Tricolor no clássico.

Para lembrar:

Primeiro gol de Gerson – O meia do Fluminense fazia apenas seu primeiro clássico como titular pelo Fluminense e marcou o primeiro gol como profissional. Ele é tratado como uma joia nas Laranjeiras.

Volta de Marlon – O zagueiro do Fluminense não atuava desde o começo de fevereiro por causa de uma fratura no nariz sofrida enquanto defendia a seleção brasileira no Sul-Americano sub-20.

Homenagem às mulheres  - O jogo teve várias homenagens às mulheres relacionadas à data comemorativa. O Botafogo entrou com uma faixa, enquanto o capitão do Fluminense, Fred, mandou um recado pelas redes sociais do clube. O Maracanã, por sua vez, ficou colorido de rosa.

FLUMINENSE 3 X 1 BOTAFOGO

Data: 8/03/2015
Hora: 18h30 (horário de Brasília)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Leonardo Garcia Cavaleiro
Assistentes: Rodrigo Pereira Joia e Luiz Antonio Muniz de Oliveira

Fluminense
Diego Cavalieri, Wellington Silva, Marlon, Henrique e Giovani; Edson, Jean, Gerson (Vinicius) e Wagner (Rafinha); Kenedy (Marcos Junior) e Fred.
Técnico: Cristóvão Borges

Botafogo
Jefferson, Gilberto, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Carleto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Tomas (Sassá) e Gegê (Diego Jardel); Jobson (Tassio) e Bill
Técnico: René Simões