Topo

Carioca - 2019

Em guerra de notas oficiais, Ferj usa até citação bíblica para atacar Flu

O presidente da Ferj, Rubens Lopes, atacou o presidente do Flu, Peter Siemsen, em nota - Pedro Ivo Almeida/UOL
O presidente da Ferj, Rubens Lopes, atacou o presidente do Flu, Peter Siemsen, em nota Imagem: Pedro Ivo Almeida/UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/03/2015 19h48

O clima quente entre a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) e o Fluminense alimenta uma verdadeira guerra de notas oficiais no futebol carioca. A tensão é tão grande que a entidade emitiu um comunicado em nome do presidente Rubens Lopes usando até mesmo uma citação bíblica para atacar o Tricolor.

"Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos", citava a nota, em referência a uma passagem de Provérbios,  da Bíblia.

Mas, apesar da citação de cunho religioso, o tom usado foi forte. Em mensagem amenizada pelo uso de palavras rebuscadas e grande formalidade, a Ferj acusou o presidente do Fluminense, Peter Siemsen, de mentir e ser covarde no trato com a entidade.  A nota sugere também que o Tricolor é responsável pelas discórdias no futebol carioca.

O ambiente ficou pesado no futebol carioca durante a semana diante de uma ameaça de Rubens Lopes de suspender o Fluminense no Estadual caso uma dívida de R$ 400 mil não fosse paga pelo clube. O problema é que o Tricolor discorda da legitimidade da dívida e diz que não irá pagá-la.

A nota oficial da Ferj foi uma resposta a uma das muitas emitidas por Fluminense, Flamengo, Botafogo e até da administração do Maracanã nos últimos dias. A própria federação se posicionou diversas vezes por intermédio de seu site, como nesta oportunidade.

Confira a íntegra da nota da Ferj:

“"Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos" (Pv 6.16-19).

O Presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, em seu nome, em nome da Federação e em nome de todos os filiados que tem sido atingidos pelas aleivosias do Presidente do Fluminense, vem a público manifestar seu repudio à suas declarações eivadas de catatimia, demonstrativas de elevado apreço à mitomania, revestidas de relevante turpitude, indutoras ao uso de anti-eméticos, carregadas de sementes de discórdia, ofensivas a todos os coirmãos e fomentadoras da desagregação.

A falta de conteúdo pode justificar a falta de coragem e a permanente ausência, mas não podemos acreditar que sejam causadoras de manifestas crises de alucinação moral.

Por fim não mais convidaremos o Presidente do Fluminense para um debate sobre o futebol do Estado do Rio de Janeiro, mas o desafiamos para que abandone as sombras e os porões, deixe de lado os espetáculos de pirotecnia, saia do escudo da mídia e compareça perante os demais filiados para que apresente e defenda seu ponto de vista, projetos, prove e justifique suas críticas, já que NUNCA teve a coragem de fazê-lo, durante todo o tempo de seu mandato.

Rio de Janeiro, 20 de março de 2015

Rubens Lopes da Costa Filho

Presidente”