Topo

Carioca - 2019

Promessa decide, e Botafogo assume liderança com vitória sobre Cabofriense

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/03/2015 17h57

Com um belo gol de Sassá, o Botafogo venceu a Cabofriense por 1 a 0 na tarde deste domingo, em Macaé, e assumiu a liderança do Campeonato Carioca. O Alvinegro contou também com a derrota do ex-líder Vasco por 2 a 1 para o Flamengo.

Com o resultado, o Botafogo fica muito perto de uma classificação para as semifinais do Campeonato Carioca. O Alvinegro tem agora 28 pontos, seis a mais que o quinto lugar, o Fluminense. A Cabofriense, por outro lado, se aproxima da zona de rebaixamento, com apenas dois pontos a mais que os 6 do Boavista, primeiro time na degola, na 15ª posição.

Na próxima rodada, o Botafogo encara o Barra Mansa em Volta Redonda, na quarta-feira, às 19h30. Enquanto isso, a Cabofriense enfrenta o Fluminense no Maracanã, na quinta-feira, às 19h30.

Fases do Jogo:

O começo de jogo foi surpreendente. Em poucos minutos, a Cabofriense aproveitou a fragilidade da zaga do Botafogo e chegou por duas vezes com muita facilidade ao gol de Renan, que foi obrigado a salvar o Alvinegro com grandes defesas em menos de dois minutos. O desempenho rendeu ao goleiro aplausos e gritos já nos instantes iniciais do confronto, algo pouco comum para a posição.

O Botafogo só conseguiria se recuperar do susto inicial e tomar o controle do jogo a partir dos 10min, e com certa timidez. O Alvinegro só teria sua primeira jogada mais aguda aos 16min, quando Jobson arriscou chute cruzado de longe e quase acertou o canto direito de Rafael. A qualidade técnica da partida era baixa, com o time de General Severiano ameaçando novamente apenas aos 34min, com bela jogada de Fernandes que terminou com uma bola no travessão.

Após o momento de domínio do Botafogo no primeiro tempo, a Cabofriense ainda conseguiria assustar Renan mais uma vez, mas o goleiro mais uma vez salvou o Alvinegro com duas grandes defesas em sequência e teve seu nome gritado de novo pela torcida no Moacyrzão. O lance foi o último de maior emoção na etapa inicial.

O segundo tempo começou menos intenso que o primeiro, mas com um Botafogo mais eficiente. Aos 7min, Jobson chegou a balançar a rede adversária pelo Botafogo, mas estava impedido por muito pouco. O Alvinegro, no entanto, só sairia na frente com outro jogador, o jovem Sassá, que havia acabado de entrar no lugar de Tomas. Aos 21min, a promessa alvinegra invadiu a área pela direita e soltou um petardo, indefensável para o goleiro Rafael. O gol daria um pouco mais de tranquilidade ao time de General Severiano.

O gol de Sassá praticamente definiu o resultado da partida. Em um duelo de baixo nível técnico, as poucas equipes criavam muito pouco. Nos minutos finais, a emoção ficou por conta de uma lesão sentida pelo autor do gol, que deixou o gramado com auxílio da comissão técnica e deixou o Alvinegro com um jogador a menos. Ainda assim, o time de General Severiano controlou bem o rival até o apito final da arbitragem e saiu de Macaé com a vitória.

O melhor: Renan – Fez três sequências de defesas espetaculares no primeiro tempo, quando o Botafogo poderia ter se complicado não fosse a sua presença. O reserva de Jefferson foi muito aplaudido e teve seu nome gritado pela torcida alvinegra em várias oportunidades na partida.

O pior: Renan Fonseca – Junto de Diego Giaretta formou uma dupla de zaga extremamente instável que pôs o goleiro Renan na fogueira em mais de uma oportunidade já no começo da partida.

Chave do jogo: As duas sequências de defesas de Renan nos primeiros dois minutos da partida. Não fosse a eficiência do reserva de Jefferson, o Botafogo poderia ter começado o duelo já em considerável desvantagem em Macaé.

Para lembrar: Segundo goleiro do Botafogo, Renan substituiu Jefferson no gol alvinegro pois o titular está com a seleção brasileira para a disputa de amistoso com a França, na próxima quinta, e com o Chile, no domingo.

CABOFRIENSE 0 X 1 BOTAFOGO

Data: 22 de março de 2015 (Domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Estádio Cláudio Moacyr, em Macaé (RJ)
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)
Assistentes: Rodrigo Henrique Corrêa (RJ) e Luiz Antonio Muniz de Oliveira (RJ)
Cartões Amarelos: Thiago Carleto e Gilberto (BOT); Leandrão, Hiroshi e Everton (CAB)

CABOFRIENSE
Rafael, Lenon, Vladimir, Leandrão e Leandro; Hiroshi (Chiquinho), Éverton, Gerson, Marcinho (Kaká Mendes) e Arthur; Gilcimar
Técnico: Edson Souza

BOTAFOGO
Renan, Gilberto, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Carleto; Willian Arão, Fernandes, Diego Jardel (Gegê) e Tomas (Sassá); Jobson e Tássio (Rodrigo Pimpão)
Técnico: René Simões