Topo

Carioca - 2019

Após ser alterado para o Engenhão, Vasco x Botafogo volta para o Maracanã

Maracanã volta a ser palco do clássico entre Vasco e Botafogo no próximo domingo - Pedro Ivo Almeida/UOL
Maracanã volta a ser palco do clássico entre Vasco e Botafogo no próximo domingo Imagem: Pedro Ivo Almeida/UOL

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/03/2015 12h05

Reviravolta! Após ser alterado para o Engenhão, o clássico entre Vasco e Botafogo, que acontecerá neste domingo, às 16h, voltou para o Maracanã, local inicialmente marcado. A nova mudança se deu em função da capacidade da casa alvinegra.

Depois de chegarem a um consenso de transferir a partida em função das taxas cobradas pelo consórcio que administra o Maracanã, os clubes esperavam contar com a capacidade de até 25 mil pessoas no Engenhão. Entretanto, tal liberação do Corpo de Bombeiros só poderá sair na próxima quinta-feira. A proximidade com o jogo e a falta de certeza quanto ao laudo da autoridade fizeram com que ambos recuassem e, após uma reunião com a concessionária, decidiu-se pela volta ao “Maior do Mundo”, com um acordo de divisão de renda.

O consenso entre o trio, no entanto, não foi dos mais simples. Isso porque o Alvinegro possui um contrato com o Maracanã diferente do estabelecido com o Vasco. Com o Botafogo, o consórcio fica com 40% da renda líquida, situação que agrada mais aos administradores do estádio. Como o Cruzmaltino, através de seu presidente Eurico Miranda, não abria mão do que entendia ser de seu direito, foi necessário, então, que ficasse definida uma divisão mais igualitária da cota.

Este será o quarto clássico que o Maracanã receberá neste Campeonato Carioca. Anteriormente, já foi realizado Fluminense x Botafogo, Flamengo x Botafogo e Vasco x Flamengo. Este último, inclusive, bateu o recorde de público da temporada com mais de 56 mil pessoas presentes.

Por conta de divergências do Cruzmaltino com o Fluminense e a concessionária, o jogo entre o clube de São Januário e o Tricolor aconteceu no Engenhão, quando apenas pouco mais de 7 mil pessoas compareceram e brigas ocorreram do lado de fora do estádio.

Atualmente, o Botafogo lidera o Estadual com 28 pontos. O Vasco ocupa a quarta colocação com 26.