Topo

Carioca - 2019

Luxa é suspenso por criticar Ferj, mas consegue liminar para dirigir Fla

Vanderlei Luxemburgo obteve liminar para dirigir o Flamengo no Campeonato Carioca - Gilvan de Souza/ Flamengo
Vanderlei Luxemburgo obteve liminar para dirigir o Flamengo no Campeonato Carioca Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Bernardo Gentile e Vinicius Castro*

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/03/2015 18h38

O técnico Vanderlei Luxemburgo obteve uma liminar e poderá comandar o Flamengo nos dois próximos jogos pelo Campeonato Carioca, incluindo o desta quarta-feira (25), contra o Bangu, às 22h, no Maracanã. O comandante havia sido suspenso preventivamente pelo TJD-RJ (Tribunal de Justiça Desportiva) no final da tarde por criticar a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) durante a última entrevista coletiva concedida no clube.

O advogado Michel Assef Filho entrou com o mandado de garantia no tribunal na expectativa de suspender a punição preventiva ao treinador e obteve sucesso. Luxa está livre para trabalhar até a data do julgamento e dirige o time normalmente.

“É um absurdo interpretar a declaração desta forma. O Vanderlei tem o direito de se expressar normalmente. A liminar foi deferida e reparamos isso. Ele está livre para trabalhar", explicou o advogado.

"Luxemburgo não é dirigente, nem assessor do Flamengo. Ele é o treinador e não tem que se meter nisso. Estamos passando por uma fase complicada pela violência das torcidas e ele diz para darem porrada na federação? Fiz a denúncia e ele será julgado. Não poderá ficar no banco até isso acontecer. Ele poderá pegar punição de até um ano, mas quem vai decidir isso é a comissão", comentou o procurador do TJD-RJ, André Valentim, antes de o Rubro-negro obter a liminar para o técnico.

O julgamento de Luxa nos artigos 243-B; 243-C; 243-D e art. 258 c/c 156, 157 I e III e 179 V e VI e parágrafo 1º do art. 35 CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) está marcado para a próxima segunda-feira.

* Atualizada às 19h35