Topo

Carioca - 2019

Peso da queda: goleiros rebaixados com o Vasco em 2013 vivem ostracismo

Alessandro (e), Michel Alves (c) e Diogo Silva (d), vivem inferno astral após queda com o Vasco - Marcelo Sadio/ site oficial do Vasco
Alessandro (e), Michel Alves (c) e Diogo Silva (d), vivem inferno astral após queda com o Vasco Imagem: Marcelo Sadio/ site oficial do Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/03/2015 06h04

Mesmo após cometer uma grande trapalhada que culminou no primeiro gol do Flamengo na derrota por 2 a 1 para o rival, Martín Silva ouviu um coro em alto e bom som da torcida do Vasco o apoiando.  O afago dos cruzmaltinos ao uruguaio, fruto de suas boas atuações desde a chegada, evidencia o verdadeiro contraste com a realidade encarada pelo trio Alessandro, Diogo Silva e Michel Alves em 2013, goleiros apontados por muitos como os grandes culpados pelo rebaixamento do clube no Campeonato Brasileiro daquele ano.

Passado um ano e três meses da queda e com o Vasco de volta à Série A, os arqueiros ainda sentem o gosto amargo do julgamento popular, e sofrem para retornar aos melhores dias no futebol nacional.

Alessandro, goleiro que atuou como titular na última partida daquela competição, quando o Cruzmaltino foi goleado por 5 a 1 para o Atlético-PR e ele escorregou em um dos gols, atualmente treina separado do restante dos companheiros no Vasco e está fora dos planos da diretoria para ser reintegrado.

Após empréstimo ao Náutico em 2014, onde alternou momentos na reserva com outros de titularidade, ele aguarda propostas e tem contrato com o clube carioca até o fim deste ano.

"Eu não estou com muita vontade de falar sobre minha situação aqui no Vasco. Não tenho tido problema. A diretoria tem me dado toda a assistência", disse Alessandro, que revelou que problemas financeiros impediram sua continuidade no Timbu. 

Diogo Silva, com vínculo até 31 de maio de 2016, foi emprestado ao XV de Piracicaba. Ele iniciou o Campeonato Paulista como titular, mas na 5ª rodada perdeu a vaga para Ramon Azevedo e, após a chegada de Roberto, ex-Ponte Preta, caiu para a terceira opção. O arqueiro foi um dos que mais sofreu com a pressão dos vascaínos e chegou a ganhar um abaixo-assinado virtual.

Michel Alves, que completa 34 anos nesta quarta, vive a situação mais delicada. Após passar toda a temporada de 2014 treinando em horários alternativos no Vasco, ele teve seu contrato encerrado em dezembro e até agora não conseguiu arrumar outro clube. Ele é o único do grupo dos afastados do ano passado que está desempregado.

Atualmente, além de Martín Silva, que está servindo a seleção do Uruguai, o Cruzmaltino conta com os pratas da casa Jordi e Charles, além de Rafael Copetti.

Jordi será titular da equipe nas duas próximas rodadas da Taça Guanabara, contra Boavista e Botafogo.