Topo

Carioca - 2019

Lesões atormentam Flamengo para fase final do Campeonato Carioca

O volante rubro-negro Canteros deixa o campo amparado pelo médico Márcio Tannure  - Gilvan de Souza/ Flamengo
O volante rubro-negro Canteros deixa o campo amparado pelo médico Márcio Tannure Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

31/03/2015 06h10

O Flamengo lidera o Campeonato Carioca e está próximo de confirmar a classificação às semifinais. Marcelo Cirino e Alecsandro aparecem entre os principais artilheiros com nove e oito gols, respectivamente. Mas os motivos de alegria param por aí. As lesões atormentam o Rubro-negro nos primeiros meses de 2015 e ligam o alerta da comissão técnica para a fase final do Estadual.

Após a vitória sobre o Bonsucesso no sábado passado, o técnico Vanderlei Luxemburgo ganhou mais dois problemas para se preocupar. O volante Canteros, que jamais havia ficado fora por lesão desde que chegou ao Flamengo, levou uma pancada no joelho e foi substituído por Luiz Antonio. Anderson Pico também sentiu dores no joelho operado recentemente.

Os dois jogadores integram o departamento médico ao lado de Everton (leve estiramento na parte posterior da coxa esquerda), Arthur Maia (dores musculares) e Jonas (entorse no tornozelo direito). Samir e Nixon também estão no DM, mas nem sequer têm prazo de retorno.

As contusões preocupam os profissionais do Rubro-negro, mas por outro lado ainda transmitem tranquilidade pela forma como aconteceram. "Todas as lesões ocorreram nos jogos. Quanto mais jogamos, mais riscos. É normal no futebol. Se fosse uma sequência de lesões em treinos, estaríamos preocupados. Desta forma, teríamos de corrigir algo. Não é o caso. Foram lances de choque, torções e problemas musculares”, explicou o médico Marcelo Soares.

O elenco rubro-negro folgou nos últimos dois dias, porém, Canteros e Anderson Pico realizaram trabalho de fisioterapia. Todos os lesionados serão reavaliados nesta terça-feira. A expectativa é a de que possam reforçar o time no clássico contra o Fluminense, domingo, no Maracanã.

“A exceção é o Everton. Necessitamos de mais cautela por se tratar de uma lesão muscular. O objetivo é só liberá-lo em boas condições. Mas ele pode jogar em caso de evolução consistente. Acredito que os demais estarão à disposição do Vanderlei Luxemburgo. São dias importantes para recuperar os atletas depois de muito tempo com jogos no meio da semana”, completou o médico.

"Os jogos seguidos impedem o tempo para trabalhar a parte técnica. Mesmo que os jogadores saibam o que fazer. Ainda bem que temos um elenco bastante versátil. É difícil ter uma semana livre no futebol brasileiro. Não pude colocar o Paulinho contra o Bonsucesso por conta de uma infecção de garganta. Ele não tinha condições de jogar 45 minutos. O Pico ainda sentiu dor no joelho operado e precisei fazer mais uma substituição por lesão”, pontuou Vanderlei Luxemburgo.