Topo

Carioca - 2019

Fla aguarda efeito suspensivo até quarta para ter Luxa contra Flu

O técnico Vanderlei Luxemburgo deve ser liberado para dirigir o time no Fla-Flu - Gilvan de Souza/ Flamengo
O técnico Vanderlei Luxemburgo deve ser liberado para dirigir o time no Fla-Flu Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro

31/03/2015 18h58

O técnico Vanderlei Luxemburgo aguarda o julgamento do efeito suspensivo para dirigir o Flamengo no clássico contra o Fluminense, domingo, às 18h30, no Maracanã. O TJD-RJ (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro) acatou no início da noite desta terça-feira (31) o pedido do Rubro-negro por conta da punição de dois jogos aplicada ao treinador na última segunda-feira. As partes aguardam uma decisão nas próximas horas.

"Encaminhamos o recurso ao Doutor Marcelo Jucá [relator do caso no Pleno do TJD-RJ]. Será visto o quanto antes. Acredito que o efeito suspensivo será julgado até amanhã [quarta-feira]", explicou o presidente do TJD-RJ, José Teixeira Fernandes.

Luxa foi condenado pela acusação de assumir postura contrária à disciplina nas críticas proferidas à Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) durante uma entrevista coletiva.

Na ocasião, declarou que os jornalistas deveriam dar "porrada" na federação ao reclamar do regulamento do Estadual, principalmente da regra para inscrição de apenas cinco jogadores das categorias de base.

Segundo o departamento jurídico rubro-negro, a declaração de Luxemburgo aconteceu apenas em tom de crítica e sem qualquer incentivo a violência, já que foi mal interpretada. O clube divulgou uma nota de repudio também nesta terça e reafirmou apoio irrestrito ao treinador no caso.

O advogado Michel Assef Filho deixou claro que pode ir ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) tentar a absolvição. Caso o pedido de efeito suspensivo seja aprovado, o técnico estará liberado para trabalhar até o julgamento do recurso no Pleno do TJD-RJ.

Confira a nota oficial do Flamengo

O Clube de Regatas do Flamengo manifesta seu apoio irrestrito ao treinador Vanderlei Luxemburgo no caso de sua suspensão por um suposto crime de opinião ao criticar a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.

O que o treinador fez foi simplesmente externar algo já sabido e discutido pela imprensa e os milhões de torcedores do Estado:  o péssimo planejamento e organização do Campeonato Carioca de Futebol.

Para reforçar os descalabros que esta Federação impõe ao nosso futebol, tivemos o acordão proferido na data de ontem pelo Tribunal da  Justiça Desportiva do Rio de Janeiro contrariando a decisão do Exmo. Juiz Marcelo Rubioli -  que tornou nulo artigo do regulamento do Campeonato Carioca conhecido como Lei da Mordaça -  ferindo o princípio constitucional da liberdade de expressão e suprimindo de um cidadão o seu direito ao trabalho.

Mais uma vez a FERJ revela seu traço ditatorial, colocando seus interesses acima dos interesses dos seus filiados e atropelando o estado de direito. Um posicionamento que  afronta toda a sociedade brasileira, que lutou corajosamente, e continua lutando, pela manutenção das liberdades individuais que caracterizam os regimes democráticos.

O Flamengo reitera seu compromisso com a verdade, com a liberdade de expressão e com a democracia e informa que trilhará os caminhos da justiça, até as mais altas instâncias, para reparar esta agressão sofrida por seu treinador.

Conselho Diretor do C.R. Flamengo

Luxa liberado - Reprodução/Ferj - Reprodução/Ferj
Despacho de presidente do TJD/RJ que solicita a liberação de Luxemburgo
Imagem: Reprodução/Ferj