Topo

Carioca - 2019

Fla consegue efeito suspensivo no STJD e terá Luxa no banco contra Flu

Gilvan de Souza/ Flamengo
Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/04/2015 21h22

O Flamengo conseguiu importante vitória na luta para absolver o técnico Vanderlei Luxemburgo por declarações contra o Campeonato Carioca. Na noite desta quarta-feira, após ter recurso negado pelo pleno do TJD-RJ (Tribunal de Justiça Desportiva), o advogado do Rubro-negro Michel Assef Filho recorreu ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) e conseguiu efeito suspensivo até o julgamento. Assim, o treinador está liberado para comandar a equipe diante do Fluminense, no Maracanã, no próximo domingo.

O comandante foi punido com dois jogos na última segunda-feira pela acusação de assumir postura contrária à disciplina nas críticas proferidas à Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) em entrevista coletiva. Na ocasião, Vanderlei Luxemburgo declarou que os jornalistas deveriam dar "porrada" na federação ao reclamar do regulamento do Estadual, principalmente da regra para inscrição de apenas cinco jogadores das categorias de base.

Segundo o departamento jurídico rubro-negro, a declaração de Luxemburgo aconteceu apenas em tom de crítica e sem qualquer incentivo a violência, já que foi mal interpretada. O clube reafirmou apoio irrestrito ao treinador e também publicou uma nota de repudio.

A novela só terminará quando Luxemburgo for julgado pelo pleno do TJD, que ainda não tem data marcada. Com a decisão do STJD, o treinador do Flamengo poderá exercer sua profissão normalmente, o que vinha sendo impedido pelo tribunal inicialmente de maneira preventiva.

VICE JURÍDICO DO FLA CRITICA POSTURA DO TRIBUNAL CONTRA LUXA