Topo

Carioca - 2019

Fla e Flu se juntam por liga independente em 2016 e reforçam briga com Ferj

Bandeira de Mello (e), Rubinho (c) e Peter (d) debateram o futuro do futebol carioca - Montagem/UOL
Bandeira de Mello (e), Rubinho (c) e Peter (d) debateram o futuro do futebol carioca Imagem: Montagem/UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/04/2015 19h45

Após anunciarem diversas vezes o rompimento com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Flamengo e Fluminense resolveram dar um novo passo na "guerra" com a entidade. Em entrevista aos canais ESPN na noite desta quinta-feira, os presidentes do Rubro-negro e do Tricolor, Eduardo Bandeira de Mello e Peter Siemsen, anunciaram que os clubes se juntaram e já estudam as medidas legais para a criação de uma liga independente para 2016.

"A Lei Pelé prevê criação de ligas, mas é necessário uma aprovação. A lei dá um caminho, mas o estatuto de apresenta obstáculos. Estamos estudando. Mas já é uma situação irreversível. A decisão já está tomada, só estamos vendo o melhor caminho. Se estivermos que esticar a corda e, de repente, perder até dinheiro, estamos dispostos", disse o mandatário do Fluminense.

“Flamengo e Fluminense estão unidos e estudando de maneira fria e profissional uma maneira a ser adotada em 2016. Em breve, convocaremos vocês [imprensa] para divulgar isso. Estamos rompidos com a Ferj, disputamos esse campeonato sob protesto e só estamos em campo por respeito aos profissionais que vivem do futebol e aos torcedores”, endossou o comandante do Flamengo, Bandeira de Mello,

Imediatamente após as declarações dos presidentes dos clubes, o presidente da Ferj, Rubens Lopes, solicitou à ESPN uma resposta via telefone e comentou a ideia de criação de uma liga independente no Rio de Janeiro.

"Eles [Fla e Flu] têm esse direito. Nenhum clube é obrigado a manter sua filiação. Eles podem reclamar, mas se estão na federação hoje, precisam respeitar as leis que estão lá, como em um condomínio. No sistema atual Fifa, esse é o regime. Só que eles precisam saber que o clube que não estiver dentro deste sistema [filiado à federações e confederações] não tem como participar de competição nenhuma", destacou Rubinho.

Logo na sequência, Peter Siemsen reforçou que os clubes estão cientes das possíveis punições e estão avaliando a questão com calma. "Sabemos disso. Por isso estamos estudando todos os pontos para criar algo dentro da lei", disse o presidente do Fluminense.

"Vamos apresentar um marco regulatório para o futebol carioca, uma nova maneira de administrar o nosso esporte no Rio. Independente de ser liga ou não, queremos repensar este modelo atual", finalizou Bandeira de Mello.