Topo

Carioca - 2019

STJD reconsidera decisão e tira Luxemburgo do Fla-Flu

Vanderlei Luxemburgo está fora do clássico contra o Fluminense no Maracanã - Gilvan de Souza/ Flamengo
Vanderlei Luxemburgo está fora do clássico contra o Fluminense no Maracanã Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/04/2015 22h56

O STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva) reconsiderou a decisão pelo efeito suspensivo da última quarta-feira e fez valer a punição de dois jogos aplicada ao técnico Vanderlei Luxemburgo pelo TJD-RJ (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro). Desta forma, o comandante está fora do clássico contra o Fluminense, domingo, às 18h30, no Maracanã, pelo Campeonato Carioca.

Não existe tempo suficiente para recorrer da decisão tomada na noite desta quinta-feira (2) pelo presidente do tribunal, Caio Rocha. O auxiliar técnico Deivid dirige o time do banco de reservas.

"Nunca vi algo desse tipo em 12 anos de direito esportivo. É uma decisão que aparentemente saiu da esfera da Justiça e se transformou em situação política. O Vanderlei e o Flamengo estão pagando a conta. Na próxima semana irei ao tribunal pedir explicações e tomar novas medidas", comentou o advogado Michel Assef Filho ao UOL Esporte.

Luxa foi punido com dois jogos por criticar à Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro). O Pleno do TJD recusou o efeito suspensivo, aprovado pelo STJD na sequência e revogado de forma definitiva na noite desta quinta.

Na ocasião, o técnico declarou que os jornalistas deveriam dar "porrada" na federação ao reclamar do regulamento do Estadual, principalmente da regra para inscrição de apenas cinco jogadores das categorias de base.

Segundo o departamento jurídico rubro-negro, a declaração de Luxemburgo aconteceu apenas em tom de crítica e sem qualquer incentivo a violência, já que foi mal interpretada. O clube reafirmou apoio irrestrito ao treinador e também publicou uma nota de repudio.

VICE JURÍDICO DO FLA CRITICA POSTURA DO TRIBUNAL CONTRA LUXA