Topo

Carioca - 2019

Botafogo encara Macaé por título da Guanabara. Mas terá que secar o Fla

Pedro Martins/Agif
Imagem: Pedro Martins/Agif

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/04/2015 06h00

O primeiro título do ano estará em jogo nesta quarta-feira, quando o Botafogo receberá o Macaé, ás 22h, no Engenhão. Para levantar a Taça Guanabara, o Alvinegro terá que conquistar os três pontos e torcer por um tropeço do Flamengo, que encara o Nova Iguaçu, no estádio Moacyrzão, em Macaé. Caso o rival empata, o time de General Severiano precisa de um simples triunfo para garantir a primeira colocação na fase de pontos corridos.

E uma situação curiosa poderá ocorrer nesta quarta-feira. Caso o Flamengo empate com o Nova Iguaçu por 0 a 0 e o Botafogo vença o Macaé por 1 a 0, Rubro-negro e o Alvinegro ficarão completamente empatado em todos os quesitos. Nesse caso, o desempate ocorre por confronto direto, o que beneficia o clube de General Severiano, que venceu por 1 a 0, com gol de Tomas.

Como Botafogo e Flamengo duelam pelo título e jogam em locais distintos, a Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro) já anunciou que a taça só será entregue na partida da semifinal em que o vencedor dispute. Isso ocorrerá no sábado ou domingo no Maracanã.

Para a partida desta quarta-feira, o Botafogo ainda não conseguirá contar com Jefferson. O goleiro ainda sente dores no joelho direito, apesar de ter tido uma sensível melhora. O departamento médico ainda não sabe se ele terá condição de jogar as semifinais ou até mesmo se terá que ser submetido a uma cirurgia no local.

Com isso, Renan segue na meta do Botafogo, como ocorreu nos últimos jogos. Outros desfalques são Roger Carvalho, Diego Jardel, Rodrigo Pimpão, Marcelo Mattos e Gegê, que ainda não estão liberados para entrar em campo contra o Macaé. Quem se beneficia disso é Elvis, que aproveitou a brecha e tem demonstrado bom futebol no time titular.

De treinador novo, Macaé faz vestibular para Série B

Sem chances de chegar às semifinais do Campeonato Carioca, o Macaé está de treinador novo: Marcelo Cabo, que substituiu Josué Teixeira. Ele estreou com vitória sobre o Barra Mansa na última rodada e faz uma espécie de vestibular contra o Botafogo, equipe que enfrentará na Série B do Campeonato Brasileiro, que começa em maio. Com 26 pontos, o Alvianil é o sexto colocado.

BOTAFOGO X MACAÉ

Data e hora: 08/04/2015, às 22h (horário de Brasília)
Local: Engenhão
Árbitro: Philip Georg Bennett
Assistentes: Luiz Antonio Muniz de Oliveira e Patricia Silveira de Paiva Retondario da Silva

BOTAFOGO
Jefferson; Gilberto, Renan Fonseca, Alisson e Thiago Carleto; Diego Giaretta, Willian Arão, Tomas e Élvis; Jobson e Bill
Técnico: René Simões

MACAÉ
Ricardo Berna; Dos Santos, Brinner, Filipe Machado e Diego; Alisson, Juninho, Fernando Santos, Aloisio e Pipico; Giancarlo
Técnico: Marcelo Cabo