Topo

Carioca - 2019

Flu afasta 'zebra' no fim, bate Madureira em decisão e garante vaga na semi

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/04/2015 23h53

Com uma vitória por 2 a 1 sobre o Madureira nos últimos minutos da partida da noite desta quarta-feira, o Fluminense afastou a possibilidade de uma eliminação precoce no Campeonato Carioca e garantiu sua vaga nas semifinais da competição. Jean e Moisés (contra) marcaram os gols do triunfo tricolor em Volta Redonda, em partida válida pela 15ª rodada, a última da fase de classificação do Estadual.

O Fluminense agora enfrenta o primeiro lugar Botafogo nas próximos dois finais de semana, pelas semifinais do Carioca. O Madureira, por sua vez, deixa o Estadual com sua melhor campanha dos últimos anos, com o título da Taça Rio.

A vitória garantiu a quarta posição da primeira fase ao Fluminense e evitou um verdadeiro fiasco para o clube no Campeonato Carioca.  Após demitir o técnico Cristóvão Borges pelos tropeços nas primeiras rodadas da fase de classificação, o Tricolor fatalmente veria a eliminação precoce respingar no recém-chegado Ricardo Drubscky, que comandou o time nas últimas cinco rodadas desta etapa da competição.

Fases do jogo:

Em busca de uma vitória que lhe desse a vaga nas semifinais, o Fluminense partiu para o ataque desde os primeiros minutos, mas pouco perigo levava ao gol do Madureira. O Tricolor esbarrava em sua ansiedade e na pouca movimentação de seu setor ofensivo, integrado por Kenedy e Walter.

O Madureira, no entanto, se arriscava bem nos contra-ataques e ameaçava o Fluminense. Aos 20min, Thiago Cardoso dominou dentro da área e acertou chute na trave direita de Diego Cavalieri, que apenas assistiu o lance. Vinte minutos depois, após várias tentativas malsucedidas do time das Laranjeiras, foi a vez de Rodrigo Pinho receber cara a cara com o goleiro rival e perder mais uma chance para a equipe do subúrbio carioca.

Após o empate sem gols no primeiro tempo, a partida voltou com ritmo parecido na etapa final, embora o Fluminense se mostrasse ainda mais organizado com a entrada de Marlone no lugar de Henrique e o fim da improvisação de Marlon na função de volante. Se não chegava com perigo, ao menos o Tricolor se via menos ameaçado no setor defensivo.

Mas o Fluminense soube aproveitar sua primeira grande chance no segundo tempo. Aos 21min, Wellington Silva cruzou da direita na cabeça de Jean, que fuzilou de peixinho para abrir o placar e finalmente trazer tranquilidade ao Tricolor no duelo.

A felicidade tricolor, no entanto, durou apenas 10 minutos em Volta Redonda. Aos 30min, Rodrigo Lindoso recebeu na entrada da área e bateu no cantinho direito de Diego Cavalieri, que não teve como impedir o empate do Madureira. O resultado dava a vaga para o time suburbano. 

Com o gol, os minutos finais ganharam contornos de drama no Raulino de Oliveira. Na base do desespero, o Fluminense acabou conseguindo a vitória aos 44min, com um gol contra de Moisés aos 44min da etapa final, em lance com tom de guerra em Volta Redonda. O gol trouxe o tão esperado alívio ao Tricolor e a vaga nas semifinais.

O melhor: Diego Cavalieri – Após a partida ruim contra o Flamengo, o goleiro se recuperou e foi importante para a classificação do Fluminense com boas defesas em contragolpes velozes do Madureira, inclusive um cara a cara com o atacante Rodrigo Pinho. No gol do adversário, o camisa 12 nada pôde fazer.

O pior: Moisés - Acabou se tornando o vilão da eliminação do Madureira ao marcar o gol contra que deu a vaga ao Fluminense aos 44min do segundo tempo.

Chave do jogo: As falhas do Madureira nos minutos finais da partida, com direito ao gol contra de Moisés. Os jogadores do time suburbano se atrapalharam em diversos lances e não conseguiram segurar o resultado positivo. 

Para lembrar: O Fluminense teve os desfalques de Edson e Fred para a decisão contra o Madureira. Ambos cumpriram suspensões automáticas por cartões sofridos na derrota para o Flamengo, no último domingo. O camisa 9, inclusive, gerou polêmica ao desabafar contra a federação após ser expulso no clássico. 

MADUREIRA 1 X 2 FLUMINENSE

Data/Horário: 8 de abril, às 22h (horário de Brasília)
Local: Estádio Raulino de Oliveira, no Volta Redonda (RJ)
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez
Auxiliares: Wagner de Almeida Santos e Rodrigo Pereira Joia
Cartões Amarelos: JohnaThan, Formiga, Moisés e João Carlos (MAD); Wellington Silva (FLU)

FLUMINENSE
Diego Cavalieri; Wellington Silva, Gum, Henrique (Marlone) e Giovanni; Marlon, Jean, Gerson e Wagner (Vinicius e, depois, Lucas Gomes); Kenedy e Walter
Técnico: Ricardo Drubscky

MADUREIRA
Jonathan, Formiga, Cardoso, Daniel e Moisés; Gilson, Ryan, Rodrigo Lindoso (Marcelo Tavares), Camacho (João Carlos) e Thiago Galhardo; Rodrigo Pinho (Luiz Pinho)
Técnico: Toninho Andrade.