Topo

Carioca - 2019

Muito nervosismo, nenhum gol: Flamengo e Vasco empatam na 1ª semifinal

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/04/2015 17h56

Em jogo recheado de tensão e lances polêmicos, Flamengo e Vasco não conseguiram sair do 0 a 0 no Maracanã no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Carioca, na tarde deste domingo. Com o resultado, o Rubro-negro joga por um novo empate no próximo domingo para avançar à decisão do Estadual.

As polêmicas tiveram início já aos 10min do primeiro tempo, com uma falta dura de Jonas sobre Gilberto em que jogadores do Vasco cobraram a expulsão do volante, que acabou não acontecendo. Entradas fortes de Christiano, Marcelo Cirino, Rodrigo, Dagoberto e Wallace mantiveram os ânimos exaltados durante o confronto, que, curiosamente, não teve nenhum cartão vermelho.

O Flamengo tem a vantagem por ter feito melhor campanha na fase de classificação: o time foi o segundo colocado, enquanto o Cruzmaltino ficou em terceiro. O classificado no duelo enfrenta o vencedor de Fluminense e Botafogo nos dias 26 de abril e 3 de maio.

Fases do jogo:

O clássico começou quente no Maracanã. Após o Vasco ter chance clara com Julio dos Santos aos 5min, o volante Jonas entrou de forma duríssima em disputa de bola com Gilberto, o que incendiou o clima em campo logo aos 10min de jogo. A revolta cruzmaltina foi ainda pior pois o rubro-negro levou apenas cartão amarelo e só deixou a partida por causa de uma troca por Everton, realizada às pressas por Vanderlei Luxemburgo.

O clima tenso e a vontade das duas equipes não se traduzia em jogadas de qualidade. Os dois times cometiam muitos erros, como no lance em Gabriel cruzou rasteiro da esquerda e Marcelo Cirino furou bola mesmo sozinho dentro da pequena área. As chances perdidas por Vasco e Flamengo ditavam o tom de uma partida de muitos espaços, mas pouca técnica nas conclusões.

O intervalo mudou pouca coisa no duelo. Vasco e Flamengo voltaram para o segundo tempo ainda brigando mais pela bola que construindo boas jogadas e lances de perigo. As duas equipes mostravam certa desorganização enquanto tentavam sair do persistente 0 a 0 no placar. 

Mais focados no jogo e um pouco menos agressivos, os dois times cresceram de rendimento nos minutos finais, principalmente o Vasco. A equipe de São Januário passou muito perto de marcar com um chute de Bernardo já dentro da área aos 37min do segundo tempo, além de uma trapalhada de Pará, que quase marcou contra aos 41min ao tentar recuar de cabeça para Paulo Victor.

O Flamengo, por sua vez, se defendia como podia e saia perigosamente para contragolpes na velocidade de Cirino e Everton. As tentativas das duas equipes, no entanto, foram em vão: mesmo com todas as chances, o clássico acabaria empatado no Maracanã.

O melhor: Paulo Victor - Seguro no gol do Flamengo, o goleiro foi um dos responsáveis pela manutenção do 0 a 0 no Maracanã com boas defesas nos lances mais agudos do Vasco, como um chute de Bernardo já nos minutos finais do clássico.

O pior: Jonas – Entrou de forma muito dura em Gilberto e poderia ter deixado o Flamengo com um jogador a menos logo aos 10min do primeiro tempo. O árbitro, porém, mostrou apenas o cartão amarelo. Preocupado com o ânimo exaltado do volante, Luxemburgo o trocou por Everton minutos depois.

Chave do jogo: O Vasco se propôs a explorar as jogadas aéreas, contando com a altura de jogadores como Gilberto e Julio dos Santos. O Flamengo, por sua vez, preferiu explorar os contra-ataques fazendo-se valer da vantagem do empate. Ambos os lados, porém, não conseguiram executar suas táticas com sucesso.

Para lembrar:

Antes do clássico entre as equipes principais, o time sub-20 do Flamengo venceu o Vasco por 3 a 2 na semifinal da Taça Guanabara da categoria no Maracanã. Com o resultado, o Rubro-negro tem a vantagem do empate na partida de volta, que também será disputada como preliminar do duelo pelo profissional.

FLAMENGO 0 X 0 VASCO

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 12 de abril de 2015, às 16h (horário de Brasília)
Árbitro: João Baptista de Arruda
Auxiliares: Wagner de Almeida Santos e Jackson Loureço Massarra dos Santos
Cartões Amarelos: Yago, Dagoberto e Christiano (VAS); Jonas, Marcelo Cirino, Wallace, Anderson Pico e Everton (FLA)
Público: 21.289 pagantes/24.747 presentes
Renda: R$ 1.005.085,00

Flamengo
Paulo Victor; Pará, Wallace, Bressan e Anderson Pico; Jonas (Everton), Márcio Araujo, Canteros e Gabriel (Arthur Maia); Alecsandro (Paulinho) e Marcelo Cirino.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Vasco
Martín Silva, Madson, Luan, Rodrigo e Christiano; Guiñazu, Serginho, Júlio dos Santos e Marcinho (Dagoberto); Yago (Rafael Silva) e Gilberto
Técnico: Doriva