Topo

Carioca - 2019

Flu 'esquece' briga com Ferj e já mira Brasileiro: 'mais 3 ou 4 reforços'

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/04/2015 06h00

Uma mudança conturbada do local da partida, um gol irregular sofrido ainda nos primeiros minutos, a derrota nos pênaltis e a consequente eliminação do Campeonato Carioca. Tudo isso parecia ser a receita perfeita para que o Fluminense fizesse do "pós-jogo" contra o Botafogo, no último sábado, mais um palco para lamentações e as já conhecidas reclamações contra a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj). Porém, nada disso ocorreu. E uma tranquilidade, até certo ponto surpreendente, tomou conta do ambiente tricolor no Engenhão após o revés por 2 a 1 (9 a 8) nos pênaltis.

A briga com a federação foi ignorada. Ao invés de virar para trás e repetir os ataques ao "velho" inimigo, o Fluminense preferiu olhar para a frente e já planejar os próximos passos. Na mira, o Campeonato Brasileiro e a movimentação no mercado da bola para reforçar o elenco em um ano que não será dos mais fáceis.

"Essa tranquilidade ocorre porque temos que ter muita consciência do que vivemos no final do ano [saída da Unimed] e estamos tentando reconstruir. Perdemos um patrocinador de 15 anos, tivemos uma saída de 8 ou 9 jogadores que conquistaram dois títulos brasileiros, tivemos uma redução drástica na nossa folha salarial. Hoje, trabalhamos com algo entre 40% e 50% do que gastavámos. Obviamente, temos que ter calma e não deixar uma derrota nos pênaltis te tirar do rumo. Sabemos que será um ano muito difícil", analisou o vice-presidente de futebol do clube, Mário Bittencourt.

"Estamos no caminho certo, apesar do resultado. É bom saber que terminamos a semifinal de um campeonato da maneira que conseguimos, com quatro jogadores formados em casa [Marlon, Kennedy, Robert e Gerson], mais os jogadores que contratamos no início do ano. Não fomos tão eficientes nos pênaltis, mas o trabalho está sendo feito. O planejamento está correto. Agora é buscar três ou quatro reforços, um em cada setor do campo, para que a gente tenha um pouco mais de equilíbrio no Brasileiro", ressaltou o dirigente tricolor.

Mário Bittencourt ainda revelou que o jogo do último sábado ajudou a traçar o perfil que o clube busca. "Já trouxemos o Pierre que é um jogador experiente. Contrao Botafogo, tivemos um volume de jogo enorme, até em função da juventude já citada. Em compensação, talvez tenha faltado um pouco de maturidade para matar o jogo. Vamos tentar ver isso para o resto da temporada".

Se a briga com a Ferj deu lugar para as especulações sobre reforços, o desejo de mudança no futebol não será esquecido. Paralelamente ao planejamento para o restante do 2015, o Fluminense pretende manter os estudos para a criação de uma Liga em 2016.

"Os encontros de discussões de melhorias técnicas vão seguir, independente do término do campeonato. É um desejo nosso, do Flamengo e de outros clubes de outros estados", finalizou um tranquilo Mário, mostrando que a briga pública com a Ferj pode ter sido encerrada junto com a participação do Fluminense no Campeonato Carioca.