Topo

Carioca - 2019

Fla e Flu estudam amistoso no dia da final do Carioca; Ferj pode vetar

Fla e Flu protestaram juntos contra a Ferj durante o Campeonato Carioca - DHAVID NORMANDO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Fla e Flu protestaram juntos contra a Ferj durante o Campeonato Carioca Imagem: DHAVID NORMANDO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Pedro Ivo Almeida e Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/04/2015 18h49

Eliminados do Campeonato Carioca e rompidos com a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), Flamengo e Fluminense estudam a realização de um amistoso em Brasília no dia 3 de maio - data da final da competição entre Vasco e Botafogo.

A ideia teve início nas redes sociais e chegou aos cartolas dos clubes. Embora embrionária, a possibilidade animou rubro-negros e tricolores. O objetivo é manter os times em atividade antes do início do Campeonato Brasileiro.

“É tudo muito inicial. Não sabemos se iremos concretizá-la. Inclusive, está longe de ser uma coisa oficial”, explicou o vice-presidente de futebol do Flamengo, Alexandre Wrobel.

E as pretensões da dupla Fla-Flu podem naufragar mais cedo do que se imagina. A tendência é a de que a Ferj, baseada no seu regulamento geral das competições, vete a realização do amistoso para não comprometer a festa da decisão no Maracanã. 

"Não recebemos qualquer documento oficial sobre essa intenção dos clubes. E eles sabem que só há jogo nesta data com autorização da Ferj. Pelo nosso regulamento geral de competições [artigos 134 e 135], eles estão à disposição da Federação durante o período do Estadual [de 31 de janeiro a 3 de maio]. Só podem participar de qualquer partida com o consentimento. Se enviarem a solicitação, o presidente irá analisar. Mas teria que obedecer o prazo. Veremos", encerrou o diretor de competições da Ferj, Marcelo Vianna.

Vale lembrar que o próprio Flamengo enfrentou obstáculos para a realização do amistoso de despedida do ex-capitão Léo Moura. A partida contra o Nacional-URU aconteceu no dia 4 de março, quando clube e Ferj já estavam em guerra. A pressão da televisão colaborou para que a autorização fosse concedida.

Confira os artigos que podem impedir a realização do amistoso:
"Artigo 134 - A participação em partida ou competição não oficial de equipe de qualquer categoria somente poderá ocorrer se autorizada pela Ferj, sujeitando o infrator à multa administrativa de até 100.000,00 (cem mil reais), independentemente das sanções insculpidas no CBJD.
Artigo 135 - A solicitação de autorização para viagem de equipe de qualquer categoria para participar de competição ou partida não oficial somente será apreciada se encaminhada à Ferj com antecedência mínima de 15 (quinze) dias."