Topo

Carioca - 2019

Ferj veta Fla x Flu, mas clubes negociam amistoso após final do Carioca

Amistoso entre Fla e Flu pode acontecer em Brasília no dia 6 de maio como protesto - Dhavid Normando/Futura Press/Estadão Conteúdo
Amistoso entre Fla e Flu pode acontecer em Brasília no dia 6 de maio como protesto Imagem: Dhavid Normando/Futura Press/Estadão Conteúdo

Guilherme Costa e Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/04/2015 12h49

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) não autorizou a realização do amistoso entre Flamengo e Fluminense no dia 3 de maio, mesmo data da final do Campeonato Carioca. Baseada nos artigos 134 e 135 do regulamento geral de suas competições, a entidade vetou a partida no dia planejado por rubro-negros e tricolores.

Mesmo assim, os dirigentes de Fla e Flu não desistiram do clássico. Ainda que a Ferj tenha sugerido a próxima quarta-feira (29) como uma data alternativa, a tendência é que os clubes se enfrentem em Brasília no dia 6 de maio – na semana que antecede o início do Campeonato Brasileiro.

Com o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro já encerrado, as equipes não precisariam mais da autorização da Ferj. Restaria apenas um acordo comercial com o Estádio Nacional Mané Garrincha e a Federação Brasiliense.

“Estamos trabalhando nisso. Acho que nas próximas horas, no máximo até amanhã [domingo], já teremos alguma novidade sobre a realização desse amistoso”, disse o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, durante evento realizado na Gávea na manhã deste sábado.

Os clubes chegaram a aceitar a sugestão da Federação do Rio, de realizar o amistoso na próxima quarta. No entanto, a falta de tempo para viabilizar as logísticas de deslocamento – Fluminense estará em Mangaratiba (RJ) – e venda de ingresso dificultaram a ideia.

A sugestão de realizar um amistoso com os times eliminados nas semifinais do Campeonato Carioca teve início nas redes sociais e chegou aos cartolas dos clubes. Rompidos politicamente com a Ferj, Flamengo e Fluminense queriam disputar o jogo como forma de protesto. Alguns torcedores chegaram a chamar o clássico de “final moral do Estadual”, alegando que suas equipes haviam sido prejudicadas no torneio.