Topo

Carioca - 2019

De suspeito de assassinato a herói: vida de Rafael Silva muda no Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/04/2015 06h02

O emocionante gol feito por Rafael Silva aos 46 minutos do segundo tempo, na vitória sobre o Botafogo no último domingo, teve um significado mais do que especial para o jogador. Até então carregando o fardo de ser lembrado por ter sido suspeito de um assassinato, ele agora está a uma partida de ficar marcado como um dos protagonistas do título carioca do Vasco após um jejum de 12 anos.

Em 2011, um inquérito da polícia concluiu que ele era inocente na morte de sua ex-mulher, Flávia Anaí de Lima. Segundo as investigações, a jovem, que tinha 16 anos na época, se suicidou após se atirar da sacada do apartamento onde moravam.

Pouco depois da fatalidade, o jogador deixou a Portuguesa e migrou por outras equipes, inclusive no futebol português, até desembarcar no Ituano e fazer parte da histórica campanha que culminou no título paulista do ano passado ao lado do técnico Doriva e do zagueiro Anderson Salles, ambos seus companheiros atualmente no Cruzmaltino.

Alternando momentos de titularidade com outros no banco de reservas, Rafael Silva está prestes a completar um ano de Vasco e quer fincar suas raízes no clube.

“Quero deixar meu nome na história de alguma maneira. Deixar algum título, alguma coisa. Acho que dei o primeiro passo”, disse ainda na saída de campo.

Conhecedor de seu futebol há tempos, Doriva fez questão de enaltecer o atacante, que marcou seu quinto gol com a camisa cruzmaltina.

“Ele é um jogador muito aplicado e determinado. Está muito focado. Já havia entrado bem no primeiro jogo contra o Flamengo e coloquei ele na segunda partida contra o Flamengo. É um jogador muito importante para nós”, destacou o treinador.