Topo

Carioca - 2019

TJD alivia e Guiñazu e Bernardo jogam a final entre Vasco e Botafogo

Confusão no segundo tempo de Flamengo x Vasco resultou em quatro expulsões - Gilvan de Souza / Site oficial do Flamengo
Confusão no segundo tempo de Flamengo x Vasco resultou em quatro expulsões Imagem: Gilvan de Souza / Site oficial do Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/04/2015 18h25

O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) trouxe alívio ao Vasco nesta terça-feira. O volante Guiñazu e o meia Bernardo não foram suspensos da finalíssima do Campeonato Carioca no próximo domingo, às 16h, e estarão em campo no Maracanã contra o Botafogo.

A audiência, que se deu ainda em função das expulsões no jogo entre o Cruzmaltino e o Flamengo válido pela Taça Guanabara, decidiu pelas absolvições de Guiñazu e do atacante Paulinho, do Rubro-Negro. Bernardo e o lateral esquerdo da Gávea Anderson Pico pegaram um jogo de suspensão já cumpridos.

Inicialmente, o quarteto seria julgado no último dia 7, no entanto, o TJD entendeu que a denúncia apresentada pela Procuradoria era diferente do que foi relatado na súmula do árbitro João Baptista de Arruda e a audiência acabou sendo adiada.

Pico, Guiñazu e Bernardo foram enquadrados no artigo 257 (Participar de rixa, conflito ou tumulto, durante a partida, prova ou equivalente), que previa uma pena de até dez jogos de suspensão. Já Paulinho foi denunciado em um artigo mais brando, o 250 (Praticar ato desleal ou hostil durante a partida, prova ou equivalente), onde poderia ser suspenso por até três jogos.

Na ocasião das expulsões, uma grande confusão aconteceu no segundo tempo e João Baptista de Arruda, em sua súmula, destacou que a expulsão de Anderson Pico se deu "por ter acertado um soco no queixo do Sr.Bernardo Vieira de Souza (Bernardo)". No caso de Guiñazu, o cartão vermelho é justificado pelo fato do volante "acertar um tapa no peito do Sr. Anderson da Silveira Ribeiro (Anderson Pico)". Já Bernardo teria dado uma "peitada" em Paulinho.

Na decisão deste domingo, o Vasco joga pelo empate para ficar com o título por ter vencido o primeiro jogo por 1 a 0. Caso o Botafogo vença por um gol de diferença, a definição acontecerá nos pênaltis. Por ser o capitão do Cruzmaltino, o volante argentino tem a chance de levantar o troféu.